Uma procissão no Beco da Lama. A gente sabe que o espaço tem várias histórias, mas não relacionada a religião. As pessoas esquecem que existem duas igrejas católicas próximas ao local, no qual uma delas escutamos os sinos que indicam as horas a cada badalada.
Poderia fazer um texto falando da importância do samba, do contraste das pessoas se divertindo enquanto outros procuravam uma brechinha para dormir ou na quantidade de lojas com placa de aluga-se. Entretanto, quero falar de peculiaridades.
Sábado é um dos dias mais agitados do beco. Afinal, fim de semana e as pessoas querem procurar um lugar para se divertir. No Beco você pode se divertir nos mais diferentes bares, desde aquele rock brasileiro dos anos 80 até uma parada mais experimental. Um belo dia estava no Bardalo’s comendo e bebendo minha coca.
Estava passando o tempo para me divertir, conversar, besteira e relaxar. O som ao fundo era de Pajux Frank, que estava tocando o melhor da música eletrônica e fazendo homenagem à Rita Lee, visto que era semana que a mesma morrera.
Quando de repente começamos a escutar cantos e pessoas segurando velas, além de coroinhas com o santíssimo em suas mãos. Então, eu percebi que no meio de pessoas que estavam bebendo e fazendo coisas “pecaminosas” pessoas estavam orando. E tudo parou, como se a vida tivesse apertado o botão de pausa e todo mundo foi olhar.
Olha lá vai passando a procissão
Gilberto Gil
Se arrastando que nem cobra pelo chão
As pessoas que nela vão passando acreditam nas coisas lá do céu
As mulheres cantando tiram versos, os homens escutando tiram o chapéu
Eles vivem penando aqui na Terra
Esperando o que Jesus prometeu
E Jesus prometeu coisa melhor
Prá quem vive nesse mundo sem amor
Só depois de entregar o corpo ao chão, só depois de morrer neste sertão
Eu também tô do lado de Jesus, só que acho que ele se esqueceu
De dizer que na Terra a gente tem
De arranjar um jeitinho prá viver
E a reação da Procissão no Beco da Lama?
No início fiquei incrédula, mas depois lembrei que maio era o mês dedicado para Virgem Maria e também era destinado à Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis. Então, fiquei de uma ponta a outra da Rua Vigário Bartolomeu registrando tudo.
Enquanto isso, as pessoas estavam boquiabertas com a Procissão no meio do Beco da Lama.
Guardei esse registro da Procissão do Beco da Lama por muito tempo, mas só agora tive coragem de editar as fotos para chegar no bom resultado para fazer a mistura de sincretismo com a boêmia.
Confira, portanto, a seguir:
Deixe um comentário