Brechando/Cidades / O Pequeno Príncipe acessível disponível no Teatro Alberto Maranhão

O Pequeno Príncipe acessível disponível no Teatro Alberto Maranhão

Pequeno Príncipe acessível

Companhia paranaense vai apresentar o clássico infantil utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais com objetivo de divulgar a acessibilidade. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Depois do feriado, na próxima sexta (9), recebe a Companhia Fluctissonante para apresentar a peça “O Pequeno Príncipe”, que será bilíngue e acessível para todos os públicos. Além disso, o roteiro apresenta a Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras), começa às 19h e a entrada é gratuita.

A aquisição de ingressos na bilheteria do próprio teatro, no dia da apresentação, a partir das 15h.

Um pouco sobre a companhia

A Companhia Fluctissonante é um coletivo sediado em Curitiba (PR) com trabalho voltado à pesquisa, produção e criação cênica de espetáculos com dramaturgia descritiva, acessíveis a surdos e ouvintes, de maneira integrada.

A obra“O Pequeno Príncipe”, escrito por Antoine de Saint-Exupéry, é um clássico da literatura e uma das obras mais traduzidas da história. Fica atrás apenas do Alcorão e da Bíblia.

Isto acontece porque a Língua Portuguesa, quando escrita, possui estrutura linguística distinta da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No espetáculo, com inspiração no livro de Saint-Exupéry, três atores dão vida a oito personagens, contando a história do aviador, no qual pousa no deserto. Logo, ele encontra um menino que diz viver num planeta minúsculo, no qual há apenas uma rosa vermelha falante, três vulcões e baobás.

Ao longo da peça, os personagens trocam histórias e o menino (Pequeno Príncipe) narra aventuras pelas quais passou.

Para além das questões existenciais suscitadas pela obra, e que são pertinentes a pessoas de todas as idades, a montagem de “O Pequeno Príncipe” pretende aproximar a comunidade surda (especialmente o público infanto-juvenil) do teatro e da literatura mundial. Ao mesmo tempo, valendo-se de um clássico, a companhia teatral Fluctissonante busca difundir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) junto ao público ouvinte.

Os atores do Pequeno Príncipe versão acessível para ouvintes e surdos

No espetáculo, o Pequeno Príncipe é interpretado por Catharine Moreira, atriz surda, ao passo em que o aviador ganha vida na pele do ator Lucas dos Santos, o que dá protagonismo à identidade preta. Junto com Helena de Jorge Portela, atriz ouvinte bilíngue, Lucas ainda interpreta diversos outros personagens. Helena e Lucas trabalham em Libras e Português, enquanto Catharine vale-se dos sinais brasileiros.

Comentários

Uma resposta para “O Pequeno Príncipe acessível disponível no Teatro Alberto Maranhão”

  1. Victor

    Os ingressos acabaram em 5 minutos e a fila nem estava grande. Há algo de podre no reino da Dinamarca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus