Brechando/Curiosidades / Saiba quem é o padre no RN faz exorcismo na cidade

Saiba quem é o padre no RN faz exorcismo na cidade

Padre RN Exorcismo

Padre José Mário é reconhecido no RN por único autorizado pelo Vaticano a realizar a prática de exorcismo. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O exorcismo é considerado um tabu na Igreja Católica, menos para José Mário de Medeiros. Ele é conhecido como o único padre do RN autorizado a fazer o rito do exorcismo.

No ano de 2020, ele completou 50 anos de carreira como padre. Apesar de ter sido ordenado nos anos 70, ele ainda estava no seminário quando recebeu a ordem de ser exorcista.

Além disso, ele é professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Por isso, vamos contar a sua história do padre do RN autorizado para fazer exorcismo a seguir.

Quem é José Mario

José Mario é natural da cidade de Caicó. José pensava ser soldado ou médico. Das suas primeiras lembranças da igreja, ele recorda ir à missa com a bisavó. Alguns anos depois, entrou no Seminário de Santo Cura D’ars, aos treze anos de idade, junto com um amigo de infância, o monsenhor Lucas Batista Neto. Os colegas nasceram em Caicó, moravam na mesma vizinhança, eram coroinhas na Catedral de Sant’Ana e os pais são compadres.

Dessa forma, o ingresso deles no Seminário de Caicó ocorreu no mesmo dia, em 4 de fevereiro de 1956. Em seguida, o cônego foi fazer o estudo Clássico em Natal, Filosofia em Olinda (PE), além de Teologia e Arqueologia na Bélgica, ordenando-se no dia 8 de dezembro de 1970.

Mas, foi ordenado exorcista enquanto estudava na Catedral de Tournay, na Bélgica. Só passou a fazer a atividade após a nomeação pelo então arcebispo Dom Heitor de Araújo Sales.

Nem todo mundo pode fazer, uma vez que o Concílio do Vaticano II, extinguiu as ordens menores e o exorcismo era uma delas. Logo, não é um espaço para divulgação e que seja evitado em fazer de ordem coletiva. Por muito tempo, ele era o único padre para essa atividade.

No entanto, ele é capelão da Igreja da UFRN há 25 anos e atua como cônego da Arquidiocese da Paraíba.  O cônego José Mário faz parte da história da UFRN, visto que sua carreira na instituição teve início há 28 anos como docente no campus de Caicó, onde foi diretor e responsável pela criação do regimento da unidade acadêmica.  

Além disso, atuou como professor do Departamento de Letras, ministrou diversas disciplinas, como Língua Latina; Língua e Literatura Grega; Língua e Literatura Francesa; Teoria e Estética da Arte; Filologia Românica; Filosofia da Educação; e Psicologia Geral.

Como faz o exorcismo

Em julho de 2012, quando ainda era pároco da Igreja Bom Jesus das Dores na Ribeira, ele começou a fazer missas para se libertar de doenças, pragas e perseguições através de orações ensinadas durante o exorcismo. Mas, sempre enfatizou para não confundir com transtornos psíquicos.

Em entrevista para a Tribuna do Norte, pelo repórter Valdir Julião, ele diz que  que procura agir “com muita prudência”. Na maioria dos casos, perguntando quanto tempo a pessoa está endemoniada. Se a família responder dez ou 15 anos, ele diz pra ela que é caso de loucura ou esquizofrenia, porque “ninguém passa tantos anos com o diabo no corpo”.

Para fazer o ritual, precisa começar com a aspersão de água benta e ler salmos e leitura de trechos bíblicos. Põe as mãos sobre a pessoa e invoca o Espírito Santo, a cerimônia é encerrada com a apresentação da cruz e só pode fazer o ritual em recinto fechado.

Muitas vezes após o ritual, o cônego realiza uma missa, conforme esta publicação afirma:

https://www.instagram.com/p/Cgzi2o6reHZ/

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus