Brechando/brechadas / Você sabia que o João Machado tem a sua própria horta orgânica?

Você sabia que o João Machado tem a sua própria horta orgânica?

João Machado Horta

No meio do caos da pandemia, em 2021, sementes foram plantadas no Hospital João Machado. Hoje o Hospital tem a sua própria horta orgânica mantida pelos médicos e pacientes.   São pés de alface, couve, coentro, quiabo, tomate-cereja, berinjela, abobrinha e melão. Todos cultivados de forma orgânica, livre de agrotóxicos, e que são utilizados como…

Compartilhe:

No meio do caos da pandemia, em 2021, sementes foram plantadas no Hospital João Machado. Hoje o Hospital tem a sua própria horta orgânica mantida pelos médicos e pacientes.  

São pés de alface, couve, coentro, quiabo, tomate-cereja, berinjela, abobrinha e melão. Todos cultivados de forma orgânica, livre de agrotóxicos, e que são utilizados como parte das refeições produzidas na cozinha do hospital e servidas aos pacientes, acompanhantes e servidores.

Mais características da hora

Com quase 5 hectares, o terreno onde funciona o hospital João Machado precisa de uma manutenção constante. Dentro do processo de reforma administrativa da unidade, que mudou para hospital geral, mostrou a importância de uma equipe de gestão ambiental, integrando os serviços de apoio e manutenção.

Dois servidores são responsáveis

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os dois servidores responsáveis são Ozias Alves e João Maria Barbosa. Eles são gestores ambientais, responsáveis pela implantação da horta orgânica e também pelo gerenciamento dos resíduos sólidos e lixo hospitalar.

“Temos esse olhar mais aguçado com relação aos riscos sanitários e ambientais, controle de pragas e vetores, do lixo hospitalar e da água para consumo, sempre buscando trazer a sustentabilidade, diminuindo o que se gasta”, explicou Ozias. 

Os técnicos já deram palestras e orientaram a equipe da cozinha sobre o descarte dos resíduos, além de orientações de como podem também manter uma horta em casa.

Como funciona a colheita

Nas segundas, quartas e sextas as hortaliças e folhosos vão para colheita e entregues para o setor de nutrição do hospital. Todos os legumes vão direto para a cozinha, o que contribui para que o cardápio dos pacientes tenha maior variabilidade. A expectativa é em breve expandir o cultivo e iniciar também a criação de um pomar, com árvores frutíferas, como acerola e limão.

“É uma cadeia de estímulo à produção de hortas urbanas que a gente está fazendo parte. Tudo isso influi no meio ambiente e até no leito. Tanto na questão da alimentação do paciente, quanto no espaço ao redor dele. Além disso, ele vê que está sendo bem cuidado, além da integração dos pacientes e servidores. A horta está interligada a um projeto maior do hospital. Queremos torná-lo referência nessa questão de meio ambiente e sustentabilidade”, concluiu a diretora do hospital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus