Você sabia que o João Machado tem a sua própria horta orgânica?

Você sabia que o João Machado tem a sua própria horta orgânica?

Compartilhe:

No meio do caos da pandemia, em 2021, sementes foram plantadas no Hospital João Machado. Hoje o Hospital tem a sua própria horta orgânica mantida pelos médicos e pacientes.  

São pés de alface, couve, coentro, quiabo, tomate-cereja, berinjela, abobrinha e melão. Todos cultivados de forma orgânica, livre de agrotóxicos, e que são utilizados como parte das refeições produzidas na cozinha do hospital e servidas aos pacientes, acompanhantes e servidores.

Mais características da hora

Com quase 5 hectares, o terreno onde funciona o hospital João Machado precisa de uma manutenção constante. Dentro do processo de reforma administrativa da unidade, que mudou para hospital geral, mostrou a importância de uma equipe de gestão ambiental, integrando os serviços de apoio e manutenção.

Dois servidores são responsáveis

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), os dois servidores responsáveis são Ozias Alves e João Maria Barbosa. Eles são gestores ambientais, responsáveis pela implantação da horta orgânica e também pelo gerenciamento dos resíduos sólidos e lixo hospitalar.

“Temos esse olhar mais aguçado com relação aos riscos sanitários e ambientais, controle de pragas e vetores, do lixo hospitalar e da água para consumo, sempre buscando trazer a sustentabilidade, diminuindo o que se gasta”, explicou Ozias. 

Os técnicos já deram palestras e orientaram a equipe da cozinha sobre o descarte dos resíduos, além de orientações de como podem também manter uma horta em casa.

Como funciona a colheita

Nas segundas, quartas e sextas as hortaliças e folhosos vão para colheita e entregues para o setor de nutrição do hospital. Todos os legumes vão direto para a cozinha, o que contribui para que o cardápio dos pacientes tenha maior variabilidade. A expectativa é em breve expandir o cultivo e iniciar também a criação de um pomar, com árvores frutíferas, como acerola e limão.

Você pode ler também:  Walfredo Gurgel tem 20% dos pacientes morando na rua

“É uma cadeia de estímulo à produção de hortas urbanas que a gente está fazendo parte. Tudo isso influi no meio ambiente e até no leito. Tanto na questão da alimentação do paciente, quanto no espaço ao redor dele. Além disso, ele vê que está sendo bem cuidado, além da integração dos pacientes e servidores. A horta está interligada a um projeto maior do hospital. Queremos torná-lo referência nessa questão de meio ambiente e sustentabilidade”, concluiu a diretora do hospital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí