Home/brechadas / Sêo Inácio se encantou para o cinema imaginário

Sêo Inácio se encantou para o cinema imaginário

Sêo Inácio

Faleceu em Natal neste domingo (18) o Sêo Inácio, figura histórica do bairro de Cidade Alta e por ser um cliente assíduo da banca 7ª Arte do Camelódromo do bairro. O mesmo ficou conhecido pelo filme “Sêo Inácio e o cinema do imaginário”, de Hélio Ronivon. Detalhes sobre o Sepultamento Inácio Magalhães de Sena: Velório-das…

Compartilhe:

Faleceu em Natal neste domingo (18) o Sêo Inácio, figura histórica do bairro de Cidade Alta e por ser um cliente assíduo da banca 7ª Arte do Camelódromo do bairro. O mesmo ficou conhecido pelo filme “Sêo Inácio e o cinema do imaginário”, de Hélio Ronivon.

Detalhes sobre o Sepultamento

Inácio Magalhães de Sena:

Velório-das 8 às 15 horas; local: Unidade Sempre Alecrim, rua dos Pajeus 1502-CEP 59.030-800 Alecrim (av. 8, próximo à Vila Naval).

Missa: 14 horas;

Sepultamento em seguida no Cemitério Santa Águida, Ceará-Mirim.

Quem quiser contribuir com as despesas do funeral: PIX 05548989421

É o CPF de Thiago dos Santos Vieira, filho de DOna Raquel, cuidadora do falecido.

Não há informação sobre a causa mortis, mas foi confirmada pela produtora Pipa Dantas. Além disso, a Fundação José Augusto enviou uma nota de pesar.

Conheça a história de Sêo Inácio

Inácio Magalhães é ex-funcionário dos Correios e ex-arquivista da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele ficou tornou-se famoso pelo documentário que rendeu diversos prêmios tanto nos festivais do estado quanto em outros locais.

Magalhães estudou até a quarta-série do ensino fundamental. Ainda mais já assistiu mais de 20 mil filmes, cuja maioria vieram de uma banca do bairro de Cidade Alta por vender DVDs de filmes cults e raros. Inicialmente, o documentário era para retratar a pequena loja, porém o visitante ilustre chamava mais atenção.

Ele não é funcionário da banca, mas está lá todas as segundas, quartas e sextas, pela manhã, dando dicas de cinema a qualquer um que estiver interessado.

A sua aparição no Festival de Gramado rendeu entrevistas em jornais e portais de notícia de grande circulação nacional.

Confira a nota da FJA

NOTA DE PESAR

A Fundação José Augusto (FJA) lamenta profundamente a morte, ocorrida neste domingo (18) em Natal, do escritor e cinéfilo Inácio Magalhães de Sena, conhecido no meio cultural como “Bispo de Taipú”.

Nascido em 1938 no município de Ceará-Mirim, Inácio foi funcionário dos Correios e arquivista da UFRN. Grande conhecedor da literatura potiguar e do cinema, é autor das obras “Agora, lábios meus, dizei e anunciai!”(1985) e “Memórias quase líricas de um ex-vendedor de Cavaco Chinês” ( Sebo Vermelho, 2000).

Virou personagem do documentário em curta-metragem “Sêo Inácio (ou o Cinema do Imaginário)”, primeira produção potiguar a ser selecionada para o Festival de Gramado em 2015.

Através de sua paixão pela sétima arte, Inácio assistiu a mais de vinte mil obras cinematográficas.
Era frequentador do centro da cidade nas rodas de conversas culturais.

A FJA expressa pesar pela perda deste autor e pesquisador da cultura potiguar.

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

Em 2015, o cinéfilo mais famoso de Natal, ganhou o título de cidadão natalense na Câmara Municipal. Além disso, no mesmo ano, teve exibição no Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus