Brechando/brechadas / 11 anos sem o Arco do Sol de Ponta Negra

11 anos sem o Arco do Sol de Ponta Negra

Arco do Sol

O ano de 2012 completa 11 anos que um monumento em Natal saiu das ruas. Estou falando sobre o Arco do Sol, uma obra da Ecocil que foi entregue para comemorar os 400 anos de Natal. A arte simbolizava o sol e mar, uma vez que a cidade recebia o nome de “Cidade do Sol”.…

Compartilhe:

O ano de 2012 completa 11 anos que um monumento em Natal saiu das ruas. Estou falando sobre o Arco do Sol, uma obra da Ecocil que foi entregue para comemorar os 400 anos de Natal.

A arte simbolizava o sol e mar, uma vez que a cidade recebia o nome de “Cidade do Sol”. O monumento saiu de cena em 2011. Até o momento não o colocaram de volta, deixando apenas uma placa indicando que teve um monumento.

O Arco consistia dessa seguinte forma:

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea/RN), na época, realizou uma vistoria e recomendou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) retirasse o monumento e fizesse os seus respectivos reajustes.

Na época a Prefeitura do Natal retirou para realizar uma obra de recuperação, pois as chapas de alumínio do pilar principal, que sofreram desgaste por oxidação. Além disso, o motivo inicial era que houvesse as obras de recuperação.

O Brechando lembrou que essa obra do Arco do Sol não vai voltar

A estrutura do monumento consistia em parte principal, com revestimento em chapas de alumínio na cor prata e pilar principal de sustentação, que era de aço de cor dourada. Além disso, havia cabos de aço segurando toda a estrutura. Ondulado, sua altura máxima era de 7,60 m e a mínima é de 3,65 m.

O engenheiro Thiago Geudy avaliou essas chapas de metais durante a gestão de Micarla de Sousa. “Estava totalmente destruída e com risco de cair sobre os carros. Era necessário desmontar urgentemente e ser feito uma nova estrutura para o local”, afirmou. A Prefeitura do Natal desistiu da reforma, no qual uma das afirmações dadas nos bastidores é que o Município não queria gastar com a obra, visto que inicialmente foi presente da Ecocil pelos 400 anos de Natal.

A matéria com Thiago, pode ser lida aqui.

Hoje, onde ficava o alicerce, virou base para uma arte de grafith.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus