O nome do estádio do ABC é Maria Lamas Farache, mas ninguém o chama assim. É famoso pelo apelido de Frasqueirão e antes de ficar na Rota do Sol, o estádio já foi instalado perto do seu antigo clube, em Petrópolis. O primeiro Frasqueirão ficara no cruzamento da Rua Potengi com a Afonso Pena, onde hoje funciona o CCAB Petrópolis. Além do estádio, o local também ficara o clube.
O nome é uma homenagem à uma empresária chilena, que torcia bastante pelo clube, e esposa do ex-treinador Vicente Farache.
A seguir, uma imagem da entrada do antigo estádio:
De acordo com o jornalista Rogério “Blau” Torquato, o estádio era bastante primitivo e era utilizado para o treino das primeiras partidas. Depois, o campo migrou ao Morro Branco e o estádio, por conseguinte, virou a sede social, onde aconteciam as principais festas da cidade, como o baile de carnaval.
Quem foi Maria Lamas Farache
O Vicente Farache era um ex-jogador do ABC e após se formar em Direito entrou na diretoria do clube, como técnico. Como diretor técnico conquista o decampeonato potiguar de 1932 a 1941. Também foi responsável pela vinda de grandes jogadores para o ABC e sempre estava disposto em ajudar.
Contratava, dispensava, treinava, pagava os salários, empregava jogadores em suas duas lojas na Ribeira, além de hospedar e alimentar os atletas em dias das partidas, e ainda, comprar o material de treino e de jogo. E sua esposa, Maria Lamas, apoiava incondicionalmente esta ação. Então, os torcedores e jogadores a respeitavam incondicionalmente. No entanto, ela faleceu em 1947.
Origem do nome Frasqueirão
O nome Frasqueira surgiu por conta de um deboche dos rivais do ABC. O nome veio como uma referência ao local onde levavam os escravos. Era uma forma de dizer que quem torcia pelo time era apenas pobres e de baixa renda como os escravos. O que era para ser um xingamento racista, os torcedores adotaram o apelido e batizou o estádio de Frasqueirão.
O novo Frasqueirão demorou seis anos para ficar pronto e hoje os principais jogos do time acontecem lá, mesmo com a existência da Arena das Dunas.
Deixe um comentário