Brechando/Curiosidades / Frasqueirão não começou na Rota do Sol

Frasqueirão não começou na Rota do Sol

Frasqueirão

O nome do estádio do ABC é Maria Lamas Farache, mas ninguém o chama assim. É famoso pelo apelido de Frasqueirão e antes de ficar na Rota do Sol, o estádio já foi instalado perto do seu antigo clube, em Petrópolis. O primeiro Frasqueirão ficara no cruzamento da Rua Potengi com a Afonso Pena, onde…

Compartilhe:

O nome do estádio do ABC é Maria Lamas Farache, mas ninguém o chama assim. É famoso pelo apelido de Frasqueirão e antes de ficar na Rota do Sol, o estádio já foi instalado perto do seu antigo clube, em Petrópolis. O primeiro Frasqueirão ficara no cruzamento da Rua Potengi com a Afonso Pena, onde hoje funciona o CCAB Petrópolis. Além do estádio, o local também ficara o clube.

O nome é uma homenagem à uma empresária chilena, que torcia bastante pelo clube, e esposa do ex-treinador Vicente Farache.

A seguir, uma imagem da entrada do antigo estádio:

De acordo com o jornalista Rogério “Blau” Torquato, o estádio era bastante primitivo e era utilizado para o treino das primeiras partidas. Depois, o campo migrou ao Morro Branco e o estádio, por conseguinte, virou a sede social, onde aconteciam as principais festas da cidade, como o baile de carnaval.

Quem foi Maria Lamas Farache

O Vicente Farache era um ex-jogador do ABC e após se formar em Direito entrou na diretoria do clube, como técnico.  Como diretor técnico conquista o decampeonato potiguar de 1932 a 1941. Também foi responsável pela vinda de grandes jogadores para o ABC e sempre estava disposto em ajudar.

Contratava, dispensava, treinava, pagava os salários, empregava jogadores em suas duas lojas na Ribeira, além de hospedar e alimentar os atletas em dias das partidas, e ainda, comprar o material de treino e de jogo. E sua esposa, Maria Lamas, apoiava incondicionalmente esta ação. Então, os torcedores e jogadores a respeitavam incondicionalmente. No entanto, ela faleceu em 1947.

 

Origem do nome Frasqueirão

O nome Frasqueira surgiu por conta de um deboche dos rivais do ABC. O nome veio como uma referência ao local onde levavam os escravos. Era uma forma de dizer que quem torcia pelo time era apenas pobres e de baixa renda como os escravos. O que era para ser um xingamento racista, os torcedores adotaram o apelido e batizou o estádio de Frasqueirão.

O novo Frasqueirão demorou seis anos para ficar pronto e hoje os principais jogos do time acontecem lá, mesmo com a existência da Arena das Dunas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus