A gente sabe que é muito chato jogar lixos enormes em rios, lagos ou terrenos baldios. Além de causar poluição, pode trazer problemas no lençol freático, ao solo e pode trazer doença. Por isso, uma das formas de evitar é a criação de Ecoponto, que é o recebimento voluntário de resíduos sólidos específicos, com potencial de reciclagem, e de destinação exclusiva para materiais descartados por pessoas físicas.
É igual coleta seletiva? Entre outras finalidades, o Ecoponto tem como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental. Vai permitir os seguintes benefícos:
- Descarte correto de pequenos volumes
- Minimizar pontos de lixo.
- Diminuir rejeitos em aterros sanitários.
- Estimular o reaproveitamento de material.
- Responsabilidade socioambiental.
Como faz para descartar no Ecoponto
Assim, qualquer pessoa que queira destinar corretamente pequenos volumes de entulhos, resíduos de construção civil de até 1m3, grandes objetos e podas de árvores, podem fazer o descarte nesses locais. Quanto aos resíduos recicláveis, apenas o Ecoponto de Ponta Negra está recebendo este tipo de material no momento.
O que pode ser levado
Resíduos de construção civil (de até 1m³ como cimento, entulho, tijolo, restos de azulejos e madeira), móveis velhos, sobras de poda de árvore, papel, papelão e alumínio.
O que não pode ser levado
Óleo, gesso, pilhas e baterias, lixo eletrônico, telhas de amianto, medicamentos, espelhos, vidro, lâmpadas, animais mortos, tintas, esmaltes, lixo hospitalar, lixo domiciliar ou qualquer resíduo perigoso.
Deixe um comentário