Brechando/brechadas / Os primeiros computadores que chegaram em Natal

Os primeiros computadores que chegaram em Natal

computadores Natal

Após a segunda metade do século XX, os computadores foram instrumentos ideais para pesquisas e comunicação de grandes órgãos. No entanto, o apenas em 1976, com o Apple-I, que começou a venda de computadores. Neste período, todavia, quem comprava esses aparelhos eventualmente eram os entusiastas da tecnologia. Mas, será que o computador chegou nas lojas…

Compartilhe:

Após a segunda metade do século XX, os computadores foram instrumentos ideais para pesquisas e comunicação de grandes órgãos. No entanto, o apenas em 1976, com o Apple-I, que começou a venda de computadores. Neste período, todavia, quem comprava esses aparelhos eventualmente eram os entusiastas da tecnologia.

Mas, será que o computador chegou nas lojas natalenses neste mesmo período? Por isso, o Brechando resolveu vasculhar a Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

De acordo com os registros do Diário de Natal, a expectativa da chegada do computador veio na década de 70. Uma reportagem do jornalista Alexis Gurgel, no qual mostrava que todo o pagamento dos servidores estaduais.

Os primeiros dispositivos que chegaram nas terras potiguares foi um IBM, máquina que fazia a transição entre a máquina de escrever com o computador. Inicialmente era destinado aos órgãos públicos. No entanto, o computador pessoal ou personal computer começou a entrar na venda  para população em geral apenas nos anos 80. 

O Brasil vivia sob a Reserva de Mercado de Informática desde 1984, que promoveu que empresas brasileiras copiassem projetos estrangeiros. Ficaram conhecidas no pais as linhas de computadores Sinclair, MSX, Apple e TRS, fabricados pelas empresas Microdigital, Prológica, Gradiente, Sharp, entre outras. Com o fim da reserva de marcado, saltamos diretamente para os computadores pessoais 486, Macintosh e Amiga, no início dos anos de 1990.

Como chegaram os computadores em Natal

Inicialmente, os natalenses comprovam o produto fora do país e depois revendiam, no qual a divulgação era por meio dos classificados. Posteriormente, as lojas começaram a vender nas suas vitrines.

Em 1985, todavia, surgiram os primeiros anúncios de curso de informático. Inicialmente, funcionara na Apec, onde hoje é a UnP.

Quem quisesse curso de informática, na época, tinha mais chance de trabalhar em órgãos públicos ou atuar como bancário nas agências. A venda de PC nas vitrines natalenses só surgiu mesmo com força no final dos anos 80, com a chegada das primeiras lojas, como a Miranda Computação, que divulgara os produtos via classificados de jornal.

Sabia a história dos primeiros computadores em Natal? Deixe aqui o seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus