Brechando/Curiosidades / Capoeiras, quilombola vira documentário

Capoeiras, quilombola vira documentário

Capoeiras

Quilombola é o espaço onde abriga descendentes de escravos e procuram manter a cultura de seus ancestrais. Uma delas fica próximo de Natal, mais precisa em Macaíba. O nome deste lugar é Capoeiras, que abriga 400 famílias, que possuem traços semelhantes. O motivo era que os casamentos aconteciam entre eles. Como o resultado, o fortalecimento…

Compartilhe:

Quilombola é o espaço onde abriga descendentes de escravos e procuram manter a cultura de seus ancestrais. Uma delas fica próximo de Natal, mais precisa em Macaíba. O nome deste lugar é Capoeiras, que abriga 400 famílias, que possuem traços semelhantes. O motivo era que os casamentos aconteciam entre eles. Como o resultado, o fortalecimento de sua identidade cultural. Por isso, neste sábado (25) será a estreia do documentário ‘Capoeiras: histórias de amor, luta e resistência’.

Além disso, é a maior comunidade quilombola do estado, possuindo uma área de 906 hectares. Recebeu em agosto de 2007 da Ministra Matilde Ribeiro o certificado de Comunidade Remanescente de Quilombo. Além disso, a finalidade é mostrar a auto afirmação dessas pessoas para a câmera através de suas histórias, opiniões e, como consequência, registrar também a história da comunidade.

”Capoeiras é cheio de memória e afeto, onde você encontra pessoas que lutam diariamente para uma mudança social, que buscam o fazer coletivo e que emanam amor. Ainda mais tive o prazer de aprender muito, de conhecer pessoas que militam e trabalham em prol do social há anos, e que acreditam na força que é a união coletiva”, disse Larissa Bianca, a produtora executiva.

O documentário conta a história de vida e da comunidade através dos seus próprios moradores, reforçando assim a memória, identidade e afeto com esse local. Neste sábado (25), em Capoeiras, haverá um conjunto de atividades com os moradores, além de exibir em primeira mão o filme que narra a sua história em um telão.

Opinião do diretor de Capoeiras

“O filme é um documentário sobre pessoas, que é feito através de depoimentos sobre memórias, experiências, opiniões e, por fim, temas comuns à vida, só que a partir do ponto de vista de moradores de Capoeiras. Sempre tive vontade de conhecer Capoeiras um pouco mais de perto. Encantei com as pessoas, o lugar e sua história, sobre como fomos recebidos e principalmente sobre a história de vida e o conhecimento dessas pessoas. Eu adoro ouvir histórias, acredito que esse filme é sobre isso, ouvir e aprender algo com os outros”, disse o diretor Pedro Lucas Rebouças.

Cartaz do documentário

Terá uma exposição sobre Capoeiras

Além do documentário, o projeto Capoeiras também tem uma exposição fotodocumental dos moradores dessa comunidade.  A exposição fotográfica “Um Olhar em Capoeiras”, mostra os moradores e a comunidade de capoeiras através do olhar de Rafael Santos. O mesmo procurou retratar de forma poética a identidade, história e fé dos seus moradores.

São as fotografias de Rafael que ilustram, portanto, este post.

Também vai para o Youtube

O documentário ‘Capoeiras: histórias de amor, luta e resistência’, na noite do próximo domingo (26), visto que o documentário estará disponível no YouTube, basta acessar o canal do Farolete Filmes.

Projeto patrocinado pela Lei Aldir Blanc

O Projeto Capoeiras surgiu a partir de recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Surgiu para incentivar a produção cultural que perderam seus recursos com o novo coronavírus (Covid-19).  Ainda mais o projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Macaíba (@prefeiturademacaiba)

Por fim, confira o trailer do documentário

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus