Brechando/Artistas Potiguares / Zila Mamede será homenageada em espetáculo

Zila Mamede será homenageada em espetáculo

Zila

Zila Mamede foi bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também uma importante poeta. Nas suas estrofes e versos citavam conflitos, dúvidas e solidão. Por isso, este sábado (27), haverá um espetáculo sob o título de “Zila – Poesia que Pulsa”, que o público poderá assistir gratuitamente neste sábado, 27 de…

Compartilhe:

Zila Mamede foi bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e também uma importante poeta. Nas suas estrofes e versos citavam conflitos, dúvidas e solidão. Por isso, este sábado (27), haverá um espetáculo sob o título de “Zila – Poesia que Pulsa”, que o público poderá assistir gratuitamente neste sábado, 27 de fevereiro, a partir das 20h pelo canal da Idearte Produções no Youtube.

Pelo bom trabalho na UFRN, a principal biblioteca da universidade recebe o nome de Zila Mamede.

O texto é do diretor do Idearte, o Amaury Júnior. Como resultado, ele convocou a atriz experiente Eliene Albuquerque para interpretar a Zila. Além disso, ela mergulhou de cabeça no universo de Zila Mamede, para compor do seu modo, sendo máximo possível fiel à poetisa.

Zila
Cartaz do espetáculo 

O Cleonor Júnior, por sua vez, assinou a direção artística, cenografia, visagismo, iluminação e assim como a sonoplastia.

Por que falar de Zila Mamede?

A ideia de pesquisar a vida e obra de Zila Mamede nasceu da importância de se propagar ainda mais o legado literário da escritora para os jovens do Rio Grande do Norte e do Brasil. Zila da Costa Mamede foi uma importante poetisa e bibliotecária brasileira. Este projeto conta, portanto, com recursos da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, via Prefeitura do Natal e Governo Federal.

Afinal, quem foi Zila Mamede?

Nasceu na Paraíba, porém viveu boa parte de sua vida no Rio Grande do Norte. Sua formação em biblioteconomia, ajudou a conquistar cargos no Instituto Nacional do Livro (em Brasília) e como diretora da Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seus principais livros: Rosa de Pedra (1953), Salinas (1958), O Arado (1959), Exercício da Palavra (1975), A Herança (1984) e Navegos (Poesia reunida 1953-1978). Poeta sutil, elegante, de um lirismo contido e introvertido, de solidão e paixão mas também, não raras vezes, com um fundo social relativo às temáticas do sertão nordestino. Drummond tinha-a entre suas predileções.

Serviço:

Espetáculo “Zila – Poesia que Pulsa”
27 de fevereiro de 2021, sábado, 20h
Classificação livre
Transmissão gratuita pelo Youtube @IdearteProducoes

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus