Brechando/Cidades / Como podemos ajudar o plano de mobilidade de Natal

Como podemos ajudar o plano de mobilidade de Natal

A Mobilidade Urbana é uma pedra no sapato dos gestores, visto que está cada vez mais difícil planejar uma cidade no qual pedestres e veículos estejam unidas ou fazer com que um trânsito de uma cidade com quase um milhão de habitantes flua com tranquilidade. Que troço é esse? Mobilidade Urbana é a condição em que…

Compartilhe:

A Mobilidade Urbana é uma pedra no sapato dos gestores, visto que está cada vez mais difícil planejar uma cidade no qual pedestres e veículos estejam unidas ou fazer com que um trânsito de uma cidade com quase um milhão de habitantes flua com tranquilidade. Que troço é esse? Mobilidade Urbana é a condição em que pessoas e cargas realizam seus deslocamentos nas regiões urbanizadas.

É influenciada pela qualidade das vias, dos serviços de transporte coletivo, táxi e caminhões, como também pelo planejamento e gestão do tráfego.  Mas, a Prefeitura do Natal,  desde o ano passado, abriu um site em que permite a participação popular para fazer um plano de mobilidade urbana. A intenção é transformar tudo em lei para ser aprovado na Câmara Municipal em setembro deste ano.

Vamos explicar melhor!  A Política Nacional de Mobilidade Urbana, através da lei 12.587/2012, determinou que o repasse de recursos federais para a mobilidade só ocorre quando o município tiver elaborado seu Plano de Mobilidade. Esta lei institui a Política Nacional de Mobilidade, cujo objetivo é contribuir com os deslocamentos das pessoas e bens, além de obrigar os municípios acima de 20 mil habitantes elaborem seus Planos de Mobilidade Urbana.

Então, a prefeitura criou este site sob a alegação que é o  principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte. Ele busca traçar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo). Pelo Plano são definidas propostas e diretrizes, também em formato de lei, para que Natal, no futuro, tenha uma mobilidade de melhor qualidade, seguindo o que já determina o Plano Diretor Municipal. Assim, os recursos são usados de forma correta com as reais necessidades e dinâmica da cidade.

Como a população pode participar? A participação é através de avaliação das condições de mobilidade da cidade, baixar os relatórios do Plano de Mobilidade e registrando demandas. Em fevereiro desse ano, a Prefeitura promoveu um evento mostrando uma parte do documento de mobilidade urbana.

No mês de junho serão discutidas plano de circulação viária. Que coisa é essa? Traduzindo esse termo difícil, isto significa um documento que remete para a legislação municipal a regulamentação da realização de atividades e a implantação e o funcionamento de estabelecimentos geradores de viagens, por transporte coletivo ou individual, de pessoas ou de cargas.

Aqui tem um documento do Ministério da Cidades que explica melhor sobre o que significa Mobilidade Urbana e que um Plano de Mobilidade precisa ter. 

Em agosto serão disponibilizadas o texto base do Plano de Mobilidade para serem discutidas em audiência pública. Ou seja, tudo que está sendo planejado para o futuro da cidade está dentro deste site, que é http://www.planmobnatal.com.br/.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus