Brechando/Cidades / A bonita história do Parque de Capim Macio

A bonita história do Parque de Capim Macio

Capim Macio é um bairro que fica na zona Sul da cidade e criado no ano de 1993. O bairro surgiu quando parte de sua área verde foi tuilizada como campo de treinamento do Exército na década de 40. Na década de 70, as pessoas começaram a povoar e a construção dos primeiros conjuntos habitacionais, como…

Compartilhe:

Capim Macio é um bairro que fica na zona Sul da cidade e criado no ano de 1993. O bairro surgiu quando parte de sua área verde foi tuilizada como campo de treinamento do Exército na década de 40. Na década de 70, as pessoas começaram a povoar e a construção dos primeiros conjuntos habitacionais, como Mirassol. O nome era por causa da vasta vegetação da região, que hoje nem é tanto assim.

O Parque de Capim Macio é o único espaço verde no bairro. O surgimento veio a partir de uma luta de um grupo de moradores. Eles impediram que uma lagoa de captação ocupasse todo o terreno onde se encontra a área de árvores nativas. É próximo de universidades e supermercados.

ff6e38b28f60bf7f5e7c8d98adabb839

Tudo começou em 2008, naquela época, mesmo sendo um bairro nobre da cidade, muitas ruas do bairro eram de estradas de barro e a Prefeitura realizou obras de saneamento, drenagem e asfalto. Sem contar que estavam construindo diversas lagoas de captação.

Foto que ficou conhecida pela imprensa de moradores impedindo o corte das árvores (Foto: Elisa Elsie)
Foto que ficou conhecida pela imprensa de moradores impedindo o corte das árvores (Foto: Elisa Elsie)

A maior lagoa de captação seria construída em um quarteirão que antes era ocupado por uma chácara, que pertencia à família Pignataro.

A história do Parque de Capim Macio começou quando um grupo de moradores souberam que os moradores da chácara saíram do local e a Prefeitura usaria o terreno para construir uma lagoa de captação. As árvores, que tinham na antiga chácara, eram nativas e estavam sendo derrubadas. Então, os habitantes do próximos ao terreno resolveram tomar uma atitude para impedir a obra.

No dia 13 de novembro, um grupo  olharam os operários no terreno e perceberam que eles estavam derrubando o resto das árvores.

As consequências? O Ministério Público, através da Promotoria do Meio Ambiente, entrou em defesa da não derrubada das árvores e finalmente, conseguiu uma liminar que tomou as licenças ambientais concedidas ao Município. Por conseguinte, os moradores de Capim Macio e o então secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Damião Pitta, decidiram em preservar a área verde e reduzir a lagoa de captação para 56 % do que foi planejado.

Assim, nasceu o Parque de Capim Macio, a partir de uma luta dos próprios moradores.

Apesar de ter conseguido criar um parque, entretanto, falta à parte de urbanização, para que este possa dar segurança aos moradores, permita que as crianças brinquem no local e que os visitantes possam caminhar sem nenhum empecilho e entre outros benefícios.

Atualmente, o espaço está abandonado pelos governantes e virou uma zona de prostituição. De vez em quando é realizado mutirão para limpar o local pelos moradores. O local, recentemente, é utilizado pelo Eco Praça que lhe utiliza para limpar o local e realizar diversos eventos culturais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus