Brechando/Artistas Potiguares / Sabe o que essa arte perto da OAB significa? Vamos explicar

Sabe o que essa arte perto da OAB significa? Vamos explicar

Esta arte acima fica próxima da antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é de autoria de Dorian Gray, no qual fez o mural na Praça das Mãe que fica do lado do prédio, representando a relação de mães e filhos. Dorian Gray? O personagem de Oscar Wilde? Não! Além deste mural, ele também…

Compartilhe:

Esta arte acima fica próxima da antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é de autoria de Dorian Gray, no qual fez o mural na Praça das Mãe que fica do lado do prédio, representando a relação de mães e filhos. Dorian Gray? O personagem de Oscar Wilde? Não! Além deste mural, ele também fez a escultura “Monumento À Amizade”.

Dorian Gray Caldas nasceu em 16 de Fevereiro de 1930 em Natal. É um consagrado artista potiguar que expressa sua arte em diversas plataformas artísticas, tais como: Escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho, poesia e escritor. Sua trajetória artista foi influenciada pelo abstracionismo de Paul Klee, Kandinsky e Mondrian e seus trabalhos constam do acervo de importantes instituições culturais e em coleções particulares no Brasil e no exterior.

O artista Dorian Gray
O artista Dorian Gray

As suas obras de artes registram casarões antigos, engenhos de açúcar, camponeses e vilas populares imortalizados na arte desse artista genial. Grandes murais com temas folclóricos podem ser apreciados no Aeroporto Augusto Severo e outros pontos da cidade.

Tem mais de 10 livros publicados sobre artes plásticas e literatura. Organizou a poesia do poeta Luiz Rabelo, publicada em alentado volume. Faz parte do Conselho Estadual de Cultura e da Academia de Letras do Estado do Rio Grande do Norte.

Começou o seu trabalho ainda na infância quando já rabiscava os primeiros traços do que viriam a ser verdadeiras obras de arte. A primeira exposição pública aconteceu na década de 50, quando Dorian organizou em conjunto com os artistas Newton Navarro e Ivon Rodrigues o I Salão de Arte Moderna de Natal, e revolucionou o período com trabalhos que fugiam ao comum da época colaborando para a modernização das artes plásticas no Rio Grande do Norte.

image

Depois, ele expôs em todo o Brasil e em diversos países do mundo, o que lhe rendeu importantes prêmios como o Grand Prix da Bélgica, Prêmio Portinari, SESC Centenário de Pintura, Prêmio de Aquisição no BIRD e na Alemanha, dentre outros.

Além das obras retratando a regionalidade, ele migrou para as figuras abstratas. Dentre seus inúmeros trabalhos encontramos gravuras em diversas técnicas, desenhos, ilustrações e livros. Em telas produziu pinturas a óleo, aquarela, encausto e acrílica, onde se expressa atualmente.

Na tapeçaria, sua maior fase, produziu verdadeiros ícones da arte mural com tapetes coloridos e vibrantes em contraste com suas pinturas que guardavam tons pastéis. Foram mais de duas mil peças produzidas, algumas medindo cerca de 20m², e que estão espalhadas por diversos locais do mundo, como a Casa Branca, sede da Presidência Americana, nos Estados Unidos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus