Home/Cidades / Ecopraça 2025 ocupa a Vila de Ponta Negra com a edição “A Rua da Cultura”

Ecopraça 2025 ocupa a Vila de Ponta Negra com a edição “A Rua da Cultura”

Ecopraça existe há mais de 10 anos e a edição deste ano vai acontecer na VIla de Ponta Negra, zona Sul de Natal.

O Ecopraça está de volta, uma vez que entre os dias 23 e 24 de agosto acontecerá na Vila de Ponta Negra. Neste ano, a iniciativa apresenta a edição especial “A Rua da Cultura”, que convida a ocupar e ressignificar uma rua hoje sem nome oficial, localizada ao lado do Figa Bar & Cultura, nas imediações por trás da Igrejinha da Vila.

De acordo com a organização, a proposta é unir arte, cultura popular e participação comunitária para transformar simbolicamente o espaço em um novo ponto de referência para a comunidade e para a cidade.

Foto: Vitória Oliveira.

Na edição “A Rua da Cultura”, a escolha da Vila de Ponta Negra não é por acaso. O território é um importante polo cultural da cidade, conhecido por suas manifestações de tradição popular, como o boi de reis, o coco de roda, o pastoril e o trabalho artesanal das rendeiras.

“A ideia é reconhecer e amplificar o que já pulsa ali, ao mesmo tempo em que propomos uma ocupação artística que traga novas dinâmicas para a rua e para o bairro”, explica Geraldo Gondim, idealizador e diretor do projeto.

A programação terá início no sábado, 23, com oficinas, atividades participativas e momentos de diálogo com a comunidade. No domingo, 24, o espaço será tomado por apresentações musicais, performances cênicas, intervenções urbanas, feira criativa e manifestações da cultura popular local. Além disso, todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Além de oferecer uma experiência cultural diversificada, a edição busca sensibilizar o poder público e a comunidade para a importância de investir em espaços de convivência e lazer.

“Queremos que essa rua seja oficialmente reconhecida como Rua da Cultura e que continue sendo ocupada por iniciativas culturais e comunitárias ao longo do tempo”, afirma Geraldo.

Sobre o Ecopraça

O Ecopraça nasceu com o propósito de ocupar áreas públicas urbanas por meio de uma metodologia que integra escuta comunitária, atividades formativas e intervenções artísticas. Além disso, ao longo da última década, o projeto já passou por diferentes bairros e municípios potiguares. Sempre com a missão de promover acesso democrático à cultura, fortalecer vínculos comunitários e valorizar as identidades locais.

A ação é realizada pelo Instituto Ancestral, com apoio do Governo do Estado do RN, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto e da Deputada Isolda Dantas (emenda parlamentar).

SERVIÇO

  • Ecopraça 2025 – A Rua da Cultura
  • 23 e 24 de agosto de 2025
  • Vila de Ponta Negra – ao lado do Figa Bar & Cultura, próximo à Igrejinha da Vila – Natal/RN
  • Programação gratuita
  • Mais informações: @ecopraca

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus