Home/Artistas Potiguares / UFRN recebe o I Seminário da Fototeca Potiguar

UFRN recebe o I Seminário da Fototeca Potiguar

Evento da Fototeca Potiguar acontece entre os dias 18 e 19 de agosto de 2025, no Departamento de Comunicação da UFRN.

A Universidade Federal do Ril Grande do Norte (UFRN), por meio do Departamento de Comunicação Social (Decom), oferece, entre os dias 18 e 19 de agosto, o I Seminário da Fototeca Potiguar.

O evento promete reunir fotógrafos, pesquisadores, gestores culturais, estudantes e instituições em uma programação intensa com oficinas, palestras, exposições, além de uma campanha de doação de livros.

O evento marca a fase de implantação da Fototeca Potiguar. O mesmo é o resultado da Lei nº 11.619/2023, sancionada pela governadora Fátima Bezerra em dezembro do ano passado. Além disso, a iniciativa responde a uma reivindicação antiga do movimento da fotografia no estado, que vem mobilizando agentes culturais em torno da preservação dos acervos fotográficos potiguares e da valorização da memória como política pública.

“A Fototeca Potiguar é uma conquista construída a muitas mãos — fotógrafos, coletivos, instituições e gente que acredita no poder da imagem como memória, identidade e futuro. Este seminário é um ponto de partida para conectar acervos, visões e territórios, e mostrar que preservar fotografias é também preservar afetos, lutas e histórias do povo potiguar”, afirma Henrique José, coordenador do Instituto ZooN e um dos responsáveis pelo evento.

As atividades dentro do Decom/UFRN

Os participantes poderão participar de oficinas, palestras e debates sobre políticas de preservação, metodologias de organização de acervos e experiências nacionais de mapeamento fotográfico, além de contribuir com o Mapeamento da Fotografia Potiguar, que irá reunir dados sobre arquivos e coleções públicas e privadas em todo o estado.

A programação, portanto, inclui:

  • Oficina “Cartografia para o Futuro: Mapeamento e Memória na Fotografia Negra Brasileira”, com o professor e pesquisador Daniel Meirinho (18/08, 9h–12h);
  • Sessão Solene de Abertura do Mapeamento da Fotografia Potiguar, com participação de instituições e movimentos culturais (18/08, 19h–21h45);
  • Palestra “Imagens do Povo: metodologia de organização de acervo fotográfico”, com a fotógrafa Monara Barreto (19/08, 9h–12h);
  • Palestra “Por uma Política Nacional de Acervos”, com a ativista cultural Chris Ramirez (19/08, 15h–18h).

Além disso, o público poderá conferir o Fotovaral — uma exposição colaborativa com imagens de fotógrafos potiguares — e participar da campanha de arrecadação de livros de fotografia e audiovisual, destinada à Biblioteca Câmara Cascudo.

O seminário é uma construção coletiva de representantes do segmento fotográfico potiguar. Esses representantes são: Coletivo daFOTO!, Instituto ZooN e Poty Fotoclube, Fundação José Augusto (FJA), Projeto de Extensão da UFRN e SECULT RN.

O evento, por fim, conta com apoio de emendas parlamentares do Deputado Federal Fernando Mineiro e da Deputada Estadual Divaneide Basílio.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus