Home/Cidades / Este micro-ônibus vai circular para exibir arte e tecnologia

Este micro-ônibus vai circular para exibir arte e tecnologia

Hacklab Volante

O Hacklab Volante é um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante.

A partir desta quinta-feira (15) Natal recebe o inédito projeto Hacklab Volante. Primeiramente, precisamos explicar o que é isso. Isto é um micro-ônibus adaptado que mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante. O público poderá conhecê-lo gratuitamente, interagindo com seu acervo de arte eletrônica e gambiarras.

Entre os dias 15 e 28 de agosto, o projeto vai circular pelas quatro zonas da cidade, oferecendo oficinas a estudantes de escolas públicas e visitação ao “busão”.

O projeto surgiu em 2022, em Minas Gerais, e desde então já visitou quase 30 cidades em vários estados brasileiros. Além disso, consiste em um laboratório que leva a espaços públicos atividades de formação em arte e tecnologia, combinadas de modo a incentivar a sustentabilidade ambiental e econômica.

Ele parte de conceitos do movimento gambiologia, que se inspira na gambiarra para aplicação na arte contemporânea, um dos fundamentos do movimento.

PROGRAMAÇÃO

  • 15/08: Praça Cívica / Pedro Velho (Tirol), das 15h às 21h.
  • 16/08: Pinacoteca Potiguar (Cidade Alta), das 10h às 16h
  • 18/08: DEART-UFRN (Lagoa Nova), 10h às 12h e 14h às 18h
  • 20/08: Escola Estadual Djalma Aranha Marinho (Pitimbu). Horário a definir.
  • 22/08: Centro Social Pe. João Perestrello (Mãe Luiza), das 15h às 21h
  • 24/08: Complexo Cultural Rampa (Santos Reis), das 13h às 19h
  • 27/08: Escola Professor Antônio Pinto de Medeiros (Pitimbu). Horário a definir.
  • 28/08: UERN (Potengi), 9h às 12h e 14h às 17h

Como funciona

O veículo é uma escultura eletrônica ambulante com estética nada minimalista, que chama atenção com sua sinalização artística diferenciada. Nele, habitam obras interativas, esculturas mecânicas, jogos eletrônicos, energia solar, sintetizadores, arte sonora, engenhocas e “o menor cinema do mundo”, uma cabine de exibição para apenas duas pessoas.

A exposição conta com quase 20 obras de arte eletrônica de artistas brasileiros e internacionais, como Fred Paulino (que também é o curador e idealizador do projeto), Guto Lacaz, Sara Lana, Arthur Joly, Jorge Crowe, entre outros. As visitas duram em torno de 10 minutos e são guiadas por monitores que apresentarão os conceitos científicos e artísticos das obras.

O projeto também leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas. 

Oficinas nos businhos

Outro destaque do Hacklab Volante são os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Natal, a atividade educativa vai acontecer em escolas estaduais, com estudantes do 3º ao 5º ano. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.

Segundo Fred Paulino, coordenador geral e pedagógico do projeto, o Hacklab Volante se propõe a “discutir a tecnologia como ferramenta de transformação social, a fim de estimular o pensamento crítico e promover o acesso e a melhor compreensão do público em geral ao universo eletrônico”.

OBRAS/ARTISTAS PARTICIPANTES

1- Quadro Gambiológico Sequencial – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2023)

2- Menor Cinema do Mundo – técnicas variadas (Autoria coletiva, 2022)

3- Máquina de Hipnose – colagem eletrônica (Fred Paulino, 2020)

4- Cromotópio – marcenaria/mecânica (Daniel Herthel, 2022)

5- Ludotecnia – sintetizador digital (Jorge Crowe, 2018)

6- Genius Gigante – jogo eletrônico (Fred Paulino e Maurício Jabur, 2022)

7- Máquina de Trotes – eletrônica antropológica (Sara Lana,2023)

8- Lavanda – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023)

9- Máquina de Ritmos – sintetizador analógico (Marcelo Kraiser, 2023) 

10- Reco Synth – sintetizador analógico (Arthur Joly, 2022)

11- Grilo Solar – escultura eletrônica (Paulo Nenflídio, 2019)

12- Realejo eletrônico – escultura eletrônica interativa (Paulo Nenflídio, 2022)

13- Brain Machine – objeto vestível interativo (Maurício Jabur, 2022)

14- Circuit Bending Pezinho – circuit bending (Fred Paulino, 2012)

15- Atari Punk Console Goiabada – sintetizador analógico (Fred Paulino, 2010)

17- Máquina de Raio-X – objeto vestível interativo (Juliana Porfírio, 2023)

18- Mini Volare – escultura cinética (Guto Lacaz, 2024)

19- Panelinha RGB – escultura eletrônica (Fred Paulino, 2025)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus