Home/Cidades / Redinha já foi São Gonçalo do Amarante

Redinha já foi São Gonçalo do Amarante

Redinha

A região da Redinha já pertenceu à cidade de São Gonçalo do Amarante, no qual descobrimos documento que mostra o assunto. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

A Praia da Redinha já pertenceu a outros municípios? Na década de 1930, o Diário Oficial do Estado divulgou que a região da Redinha ficara no município de São Gonçalo, não em Natal e muito menos em Extremoz.

Veja este trecho que pegamos na Biblioteca Nacional em 1930:

São Gonçalo do Amarante desmembrou de Natal

Em São Gonçalo, no qual história do processo de emancipação política foi polêmico. Em 1833 se iniciou a uma luta pela sua autonomia política.

Nessa época, por deliberação do Conselho da Província, São Gonçalo do Amarante foi denominada vila e desmembrou de Natal, tornando-se município, que não resistiu a uma epidemia de cólera que dizimou quase toda a população, fazendo retornar à condição de povoado natalense através da Lei n° 604.

Continuou a luta pela autonomia política e em 3 de agosto de 1874, pela Lei n° 689 o povoado voltou a ser o município de São Gonçalo do Amarante. Após cinco anos perdeu novamente sua autonomia. Assim, voltando-se a alcunha de Vila, pertencendo dessa vez à Macaíba. Além disso, outra vez retorna à condição de município através do Decreto 57.

Mais uma vez, por causa de idas e vindas da política, perde sua autonomia pela força do Decreto n° 268/1943. Logo, volta a pertencer ao município de Macaíba com o nome de Felipe Camarão.

Por fim, apenas em 11 de dezembro de 1958, através da Lei n° 2.323, desmembrou-se de Macaíba e se tornou definitivamente o município de São Gonçalo do Amarante.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus