Home/brechadas / Praia de Iracema: principal praia de Fortaleza

Praia de Iracema: principal praia de Fortaleza

A segunda parte da reportagem sobre nossa visita em Fortaleza mostra um pouco de como foi nossa passagem pela Praia de Iracema.

Compartilhe:

Andar pela Beira-Mar de Fortaleza é uma parada obrigatória e claro que a equipe do Brechando. É um dos cartões‑postais mais vibrantes do litoral cearense. Localizada na zona central da cidade e próxima ao centro, seu nome é uma homenagem à heroína do romance indianista Iracema, de José de Alencar, principal escritor do estado.

O início da praia fica na região portuária e depois termina na região do Mucuripe.

Como foi a brechada?

Caminhar pela Beira-Mar da Praia de Iracema é como mergulhar na alma da cidade. O calçadão convida a desacelerar, respirar o ar salgado e observar a vida acontecendo. Vi pessoas correndo, crianças brincando, casais assistindo ao pôr do sol, vendedores de artesanato e artistas de rua se apresentando com alegria.

Hotéis, albergues, bares e restaurantes com vista para o mar oferecem conforto e boas opções gastronômicas, que vão desde pratos típicos com frutos do mar (vide o Mercado do Peixe) até culinárias internacionais.

Praia de Iracema durante a noite (Foto: Lara Paiva)

O local é cheio de espaço para assistir o mar e também uma enorme pista de skate para poder fazer as manobras mais radicais.

Fica bem no Centro de Fortaleza

Diferentemente das praias urbanas de outras capitais, a Praia de Iracema tem o diferencial: ficar no Centro de Fortaleza. O espaço une os moradores e turistas no mesmo espaço.

O calçadão é largo, com espaço de sobra para quem quer caminhar, correr ou apenas apreciar a vista. A ciclovia que acompanha a orla permite passeios de bicicleta com segurança e tranquilidade.

Em vários pontos, há academias ao ar livre, onde moradores fazem exercícios.

Mistura de centro comercial, praia e verticalização

Ao longo da orla, é possível ver edifícios residenciais e comerciais de alto padrão, muitos com varandas voltadas para o mar. Esses prédios formam uma espécie de muralha moderna à beira da praia, oferecendo uma vista privilegiada do oceano e facilitando o acesso às principais atrações do bairro.

A urbanização da região trouxe consigo centros comerciais importantes. Embora a Praia de Iracema não tenha grandes shoppings exatamente na faixa de areia, ela está próxima de dois centros relevantes.

Essa verticalização, no entanto, convive com edifícios históricos, casarões antigos e estruturas preservadas, como a Igreja de São Pedro dos Pescadores e a Ponte dos Ingleses, criando um cenário de transição entre o antigo e o moderno.

Os empreendimentos imobiliários continuam crescendo, especialmente em áreas próximas ao calçadão, deixando a brisa da cidade cada vez mais em xeque.

De dia, as pessoas tomam banho. A noite, feira de artesanato

As mensagens de duplo sentido do vendedor de dindin (Foto: Lara Paiva)

A Feira de Artesanato ocupa centenas de box durante o calçadão, com barracas que vendem lembranças, bijuterias, roupas e arte local. Juntamente havia apresentações de música, dança, capoeira e humor também fazem parte do clima noturno.

A gastronomia é outro destaque. Há desde quiosques com água de coco, tapioca e acarajé até restaurantes sofisticados com vista para o mar. O cardápio é variado, com muitas opções de frutos do mar, pratos típicos cearenses e culinária internacional.

Esses espaços são frequentados por casais, famílias e viajantes solitários em busca de beleza e tranquilidade.

Com tantos atrativos, a Beira-Mar da Praia de Iracema se torna mais que um destino turístico. É um espaço de convivência, memória e celebração. Um lugar onde Fortaleza mostra sua alma criativa, acolhedora e cheia de vida.

Seja para curtir o dia, explorar a noite ou apenas se deixar levar pela brisa do mar, a Beira-Mar de Iracema é um convite aberto a todos que desejam sentir o verdadeiro clima do Ceará.

Continue acompanhando, pois há uma terceira parte da viagem em Fortaleza.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus