O projeto “Sim, eu posso” está com inscrições abertas e visa ensinar jovens e adultos a ler e escrever durante cinco meses. As atividades acontecerão nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró.
Seu principal objetivo é superar o analfabetismo nas áreas urbanas periféricas do Rio Grande do Norte. Com 75 turmas no estado, a expectativa é que 1,5 mil pessoas que receberão esta iniciativa.
A proposta é que a formação tenha duração de 5 meses. Com início em abril, as aulas acontecerão quatro dias por semana, com duração de 2h. Os horários mudam de acordo com cada turma, conforme a disponibilidade dos educandos.
Vinculada ao decreto nº 12.048 de 2024, que instituiu o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, a ação tem a organização do Mãos Solidárias RN. Além disso, a iniciativa é fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com o Ministério da Educação (MEC).
Para participar, é necessário ter mais de 15 anos, que não estejam alfabetizadas ou que tenham dificuldade na leitura e escrita e não estar vinculado a nenhuma escola. A expectativa é, portanto, de 50 turmas em Natal e região metropolitana e 25 no município de Mossoró, compostas de 15 a 20 estudantes e acompanhadas por educadores, coordenadores de turma e coordenadores estaduais.
Ao final do curso, os participantes recebem um certificado de alfabetização, abrindo portas para novas oportunidades de estudo, trabalho e realização pessoal.
Para saber mais informações e se inscrever, entre em contato pelo telefone (84) 99933-0192 ou pelo perfil no Instagram @maos.solidarias.rn.
Deixe um comentário