Após meia-noite, os fogos terminaram de estalar no fim de ano em Natal, alguns membros da umbanda realizaram um ritual em homenagem a Iemanjá.
Após a euforia do réveillon, o fim de ano em Natal também celebrou a festa de Iemanjá, uma das mais aguardadas do calendário cultural e religioso da cidade. No dia 1º de janeiro, a orla da capital potiguar teve membros da umbanda fazendo uma homenagem para orixá das águas.
Os mesmos se reuniram para prestar homenagens e fazer oferendas ao mar, como flores, velas e perfumes.
Sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, Iemanjá é uma divindade feminina considerada a Rainha do Mar. Originária da África Ocidental, onde hoje são Togo e Nigéria, o nome dela vem da expressão “Yêyé omo ejá”, que significa “mãe cujos filhos são peixes”.
Iemanjá é a divindade dos rios e da fertilidade, regente da inteligência, das águas doces e salgadas, bem como é deusa do amor. Além disso, é mãe de quase todos os Orixás.
A celebração, que mistura fé, cultura e lazer, foi marcada por cânticos e danças, criando um ambiente de espiritualidade e reflexão no início do novo ano. Muitos aproveitaram o momento para renovar suas energias e pedir proteção e prosperidade para o ciclo que se inicia.
Se você acha que as oferendas acabou depois da meia-noite, está muito enganado. A festa está só no começo.
As fotos você pode conferir as fotos do fim de ano em Natal, portanto, a seguir:
Deixe um comentário