No bairro de Cidade Satélite, zona Sul de Natal, há um horto florestal, onde abriga diferentes árvores nativas e sempre divulga atividades de desenvolvimento sustentável. Mas, a sustentabilidade pode reunir natureza, cultura e acabar com as desigualdades sociais. Por isso, acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, um Festival Multicultural com uma extensa programação, com mostra audiovisual, yoga, capoeira angola, apresentações de cultura popular, oficinas, vivência com geotintas e modelagem com argila, além de feira agroecológica e de economia solidária.
O Festival realizará, ainda, ações de troca e distribuição de mudas e sementes, incentivando a conscientização em relação à preservação ambiental e criando um espaço acolhedor para todos os públicos, sendo uma excelente oportunidade para um fim de semana diferente com a família e amigos.
Quais são as atrações?
Entre as atrações, o Festival destaca, no sábado, o documentário “Antes do Prato”, do Greenpeace, que mostra a força da agricultura familiar na promoção da saúde, conservação ambiental e combate à fome; e no domingo diversas apresentações culturais como o Coco Novo Quilombo (PB), o Coco de Zambê do Mestre Damião (Tibau do Sul), Boi de Reis Estrela D”alva (São José do Mipibu) e o grupo Fuxico de Feira (Natal).
O Festival Multicultural é um evento #RumoAoLixoZero, prezando pela redução da geração de resíduos e o menor impacto à Terra desde todo o processo produtivo até o pós-evento.
O Festival Multicultural – Horto Florestal Parque das Serras é uma realização da Prefeitura do Natal e Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo.
Sobre o Horto Florestal Parque das Serras
O Horto Florestal Parque das Serras é uma associação da sociedade civil, sem fins econômicos ou lucrativos, que desenvolve e apoia projetos de educação ambiental, agricultura urbana e manifestações culturais em Natal e região metropolitana desde sua criação em 1991, por iniciativa dos moradores do bairro Pitimbu, Cidade Satélite e seu entorno.
Nos últimos anos, o espaço tem abrigado diversos eventos e ações voltadas às manifestações artístico-culturais, economia solidária e iniciativas agroecológicas. Uma dessas iniciativas foi a realização do I Festival de Primavera, que contou com uma programação repleta de apresentações artísticas, feira de artesanato, práticas integrativas em saúde, dentre outras atividades, em uma importante área de preservação ambiental.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 14 de dezembro
19h30 – Exibição do documentário “Antes do Prato”, do Greenpeace, seguida por roda de conversa
Domingo, 15 de dezembro
9h30 – Abertura com a Feira agroecológica e de economia solidária.
10h- Yoga
11h – Dona Mariquinha
12h – Feijoada/ Chorinho
13h – Oficina de GeoTinta
14h – Boi de Reis
15h – Capoeira -ABC da C. Angola
16h – Jam-Bico do Cabugi 1
17h – Coco Novo Quilombo-PB
18h – Zambe
19h30 – Fuxico de Feira
Deixe um comentário