Desde 2022, percebe-se o crescimento da literatura infantil em Natal. Por isso, normal que várias escolas façam ações para divulgar as mais diferentes obras. Sob o título de “Dani Danada”, a obra de Nicole Bernardi mensagens importantes para o público infantojuvenil. Com o uso de rimas, prosa simples e ilustrações em aquarela de Vivi Malta, o livro se torna uma ferramenta essencial para a alfabetização e o estímulo ao hábito da leitura.
“Dani Danada” apresenta ao pequeno leitor a relevância de se equilibrar entre as responsabilidades do dia a dia e o direito ao brincar, promovendo uma reflexão leve e educativa sobre rotina, disciplina e lazer.
A obra narra, com um cuidado especial, ao utilizar letra bastão, recurso importante no processo de alfabetização, o que contribui para o aprendizado de crianças em seus primeiros passos no mundo da leitura. Além disso, os personagens, majoritariamente negros, reforçando a importância da representatividade, trazendo mais inclusão à literatura infantil brasileira.
Por isso, apresentação do livro nas escolas públicas de Natal
No entanto, a experiência com “Dani Danada” vai além das páginas do livro. Por meio do projeto cultural “Dani Danada nas Escolas”, a história ganha vida com a participação da palhaça Fiorela, interpretada pela artista Juliana Modro. Fiorela, com seu carisma e humor, interage diretamente com as crianças, narrando a trama do livro de forma lúdica e envolvente. Além da contação de histórias, o projeto proporciona momentos de interação ativa, com brincadeiras que tornam a experiência ainda mais inesquecível para os pequenos.
Após a apresentação, há uma roda de conversa com a autora, Nicole Bernardi, que compartilha com os alunos o processo criativo por trás da escrita e da publicação. Essa dinâmica não apenas incentiva o gosto pela leitura, mas também inspira os alunos a explorarem suas próprias habilidades criativas e a enxergarem a leitura como algo transformador.
“Mais do que estimular o processo de ler e escrever, é transformar e tocar para que eles entendam o que há dentro de um livro, para que eles se identifiquem e se reconheçam”, afirmou Jessica Ferreira, pedagoga e bibliotecária da Escola Municipal Professora Laura Maia, na Praia do Meio, uma das escolas participantes do projeto.
A proposta não apenas leva o encantamento do circo e da literatura para o ambiente escolar, como também doa exemplares do livro para as bibliotecas das instituições contempladas, garantindo que as crianças tenham acesso a essa obra de forma livre e contínua.
Para Nicole Bernardi, o projeto “Dani Danada nas Escolas” é um convite a resgatar o vínculo com os livros em um mundo cada vez mais digital. Ao unir literatura, circo e interação, a atividade reforça que a leitura pode ser uma experiência alegre, dinâmica e transformadora.
O sucesso da primeira temporada do projeto, que vai até esta terça-feira (10), já desperta a expectativa de que novas escolas e cidades possam ser contempladas, expandindo ainda mais os horizontes de “Dani Danada” e de seus leitores.
Deixe um comentário