A Vila de Ponta Negra ficou mais colorida. Fato consumado. Tudo isso veio através da edição de 2024 do INarteurbana, que há quase 10 anos propõe um intercâmbio cultural entre artistas para promover o graffiti e espalhar esta arte em lugares mais distantes. Após anos anteriores realizarem ações no Passo da Pátria, o projeto da Pixoasso e Casa Vermelha (não confundir a do PT) realizou na Vila, onde também buscou em manter a identidade cultural da comunidade para o projeto, resgatando o pertencimento e promover encontros entre moradores e artistas.
Entre as atividades propostas estiveram intervenções artísticas nas fachadas das casas, oficinas e mesas redondas. Assim, proporcionando trocas de experiências e conhecimento entre os artistas e o público. O projeto busca enriquecer o processo criativo, fomentar a apreciação da arte na cidade e valorizar estéticas urbanas diversas.
Entre os artistas convidados estavam Jess e a dupla Lek & Sowat, onde eles trocaram experiência com os residentes Mica, Rafa Santos, Pri Barbosa e Torquatto, no qual superaram o processo seletivo que havia mais de 200 pessoas inscritas. Logo, puderam deixar a Vila de Ponta Negra em um espaço mais colorido. Confira, portanto, a seguir algumas fotos que estão no Instagram da página.
As atividades do INarteurbana em 2024
O projeto INarteurbana 2024 é uma iniciativa sociocultural que promove a arte urbana como ferramenta de revitalização de espaços públicos e fortalecimento das comunidades. Realizado desde 2015 em Natal/RN, o projeto selecionou quatro artistas por meio de uma convocatória pública e convidou mais dois para uma residência artística de 10 dias. Durante essa imersão, os artistas desenvolvem obras, murais e participam de atividades como oficinas e rodas de conversa. Como resultado, conectando-se com moradores e enriquecendo suas práticas artísticas.
O projeto sociocultural INarteurbana encerrou sua edição de 2024 com uma série de atividades na Pinacoteca do Estado, localizada no centro histórico de Natal. Anteriormente, eles fizeram intervenção também na sede da Secretaria do Estado de Cultura (Secult), que fica na Rampa Cultural.
Além disso, realizou o workshop “Portfólio de Artista”, além da exposição das obras criadas por artistas residentes do projeto, que realizaram intervenções na Vila de Ponta Negra e no Complexo Cultural Rampa . A programação incluía ainda um show fotográfico do artista Nobir, uma empolgante batalha de graffiti patrocinada pela Posca , e um show musical da cantora Pretta Soul . Todas essas atividades foram abertas ao público, fortalecendo a cultura urbana e promovendo o acesso gratuito às artes.