A Vila de Ponta Negra será o cenário da residência artística INarteurbana 2024, que promete uma imersão criativa para artistas do Brasil. Os selecionados terão a oportunidade de participar de uma residência que ocorrerá entre 25 de setembro e 4 de outubro. Além da chance de se envolver em atividades artísticas enriquecedoras, cada artista escolhido receberá um prêmio de R$ 3.000.
Durante a residência, o INarteurbana proporcionará uma experiência única com oficinas para crianças e jovens, workshops, mesas redondas e um mapeamento das necessidades e desejos da comunidade para futuras ativações artísticas. O projeto visa promover debates, reflexões e experimentações em torno da arte urbana, criando um espaço vibrante para a troca cultural e criativa.
Logo, este é um projeto de vivência, reflexão, experimentação e criação. Logo, vai selecionar quatro artistas por meio de uma convocatória pública aberta. Por fim, convidará dois artistas para compartilhar técnicas e vivências durante uma residência de 10 dias. Nesse momento de residência, artistas selecionados e convidados terão a oportunidade de dialogar diretamente com o público e artistas locais mediante intervenções artísticas originais, da realização de murais nas fachadas das casas dos moradores da Vila de Ponta Negra e da participação a rodas de conversas, oficinas e encontros.
O evento é um facilitador de partilhas de culturas, técnicas e estéticas, esta residência favorece também o enriquecimento do processo criativo do público e dos artistas participantes, provocando a renovação e aumento de apreço artístico para com a cidade.
Confira os selecionados e Convidados a seguir:
Mas, afinal o que é INarteurbana?
O Inarte é um evento que promove a arte urbana, uma forma de expressão artística que se manifesta em espaços públicos, como ruas, paredes, prédios e calçadas. Projeto transdisciplinar e sociocultural, o
INarteurbana é realizado desde 2015 em Natal em comunidades periféricas. Ele contribui de maneira direta e indireta com a reativação de espaços públicos e a dinamização territorial por meio de ações artísticas e culturais. Inicialmente, o trabalho acontecia no Passo da Pátria, na zona Leste de Natal.
O INarteurbana é realizado pelas produtoras Agathae Montecinos, Sayonara Pinheiro e Nizia Montecinos, com a colaboração da associação franco-brasileira Pixo e da Casa Vermelha. A edição de 2024 conta com o apoio do Consulado Geral da França em Recife, da Posca (da marca das canetas) e da Universidade Potiguar (UnP), através do programa Djalma Maranhão. Desde 2015, o projeto se destaca por sua contribuição para a cena da arte urbana, tanto nacional quanto internacional.
Serviço:
- Residência Artística INarteurbana 2024
- Período: 25 de setembro a 4 de outubro
- Local: Vila de Ponta Negra, Natal–RN
- Premiação: R$ 3.000 para cada artista selecionado