A ideia do Vale das Cascatas veio do industrial Ricardo Gonçalves Pinheiro, diretor da Empreendimentos Imobiliários Pinheiro LTDA, cuja intenção era lotear terras na parte sul do estado. Tanto que eles cederam uma parte da terra para ser a sede campestre do clube da Telern, antiga companhia de telefone.
Em Natal, quem administrava a venda desses loteamentos era uma extinta imobiliária chamada Kontato.
Inicialmente, os terrenos eram vendidos em lotes na região de Pium, onde hoje fica condomínios luxuosos e o ginásio da região, onde seus anúncios forneciam vantagens de ter uma casa próximo da praia de Cotovelo. Entretanto, a praia ficava distante há um quilômetro.
E isto foi bom, por um lado, uma vez que o veraneio estava cada vez mais acontecendo em cidades vizinhas, como Parnamirim e Nísia Floresta.
Mas, os empreendimentos não paravam por aí, visto que eles tinham um hotel campestre, que era sucesso em Recife e João Pessoa.
As diárias custavam em torno de 4050 cruzeiros, que convertendo ao real hoje é o equivalente a 75 a 150 reais.
Quando veio a ideia de fazer a versão da Via Costeira?
Em 1982, a empresa deu entrada para fazer o empreendimento no Rio Grande do Norte, onde abriu a empresa Vale das Cascatas S.A. – Empreendimentos Turísticos. Era comum ver o nome na empresa em editais de protesto dos cartórios nos principais impressos da capital potiguar.
Sabendo do potencial da Via Costeira, que havia recém-concluído, eles viram que era hora de fazer empreendimento na capital potiguar.
A inauguração do espaço aconteceu mesmo em 1983, quando anúncios para estimular a assinatura do espaço, a partir das mais diferentes ofertas, como convênios com hotéis das principais capitais. Em Natal, houve duas piscinas e uma área para acampar.
Para fazer a manutenção, cada colaborador tinha que pagar mensalmente um carnê em torno de 4000 cruzeiros para usufruir a área.
No entanto, o espaço se transformou apenas em um balneário com uma piscina enorme em frente a praia e próximo da recém-construída Via Costeira. Na parte onde tem os famosos pinheiros era a área para aqueles que queriam acampar.
Na época vários clubes forneciam locais para as pessoas acamparem devido a falta de hotéis e por venderem a Natal como um visual paradisíaco.
Era normal ver nos classificados pessoas vendendo títulos do clube, achando que estava fazendo um bom negócio. Entretanto, da década de 90 em diante a coisa mudou, principalmente com o surgimento de grandes grupos hoteleiros.
Como hoje está o Vale das Cascatas?
Você pode não conhedcer por este nome, mas por “Pinheiros da Via Costeira”. Hoje, o espaço que era o clube foi totalmente demolido após anos de degradação e abandono. Entretanto, as pessoas utilizam o espaço para fazer lual, tirar fotos mais artísticas e até ser uma rota mais rápida para ir a praia.
Existem vários projetos para urbanizar este espaço, no qual inclusive em 2018 chegou a fechar a área, porém a ideia ficou mesmo no papel.
Deixe um comentário