Início » Cidades » RN terá parceria para criar imagens da região do pré-sal

RN terá parceria para criar imagens da região do pré-sal

RN Pré-Sal

O Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS/UFRN) firmou parceria com a Equinor, empresa internacional de energia. O objetivo do projeto é melhorar a resolução das imagens a partir de experimentos sísmicos na região do pré-sal, incorporando avanços tecnológicos para captar sinal, ruídos e outros desafios. Os resultados terão impactos significativos para a…

Compartilhe:

O Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS/UFRN) firmou parceria com a Equinor, empresa internacional de energia. O objetivo do projeto é melhorar a resolução das imagens a partir de experimentos sísmicos na região do pré-sal, incorporando avanços tecnológicos para captar sinal, ruídos e outros desafios. Os resultados terão impactos significativos para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), beneficiando os cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Petróleo, Geofísica e Física.

Experimentos sísmicos? O que é isso? Experimentos sísmicos são métodos de investigação geofísica usados para estudar a estrutura e composição do subsolo da Terra. Consistem na geração de ondas sísmicas, que viajam através das camadas terrestres. Analisando a reflexão e refração dessas ondas, é possível mapear formações geológicas, detectar reservas de petróleo, gás e minerais.

Neste projeto, eles vão fazer ondas sísmicas para gerar fotos e depois utilizar esse programa para melhorar a resolução.

Mais sobre o programa de computador

O software que em desenvolvimento, que recebe o nome de “Deconvolução não-estacionária e imageamento para sísmica de alta resolução” (nome grande mesmo). O mesmo programa será de código aberto, permitindo uso comercial, acadêmico e pessoal. Ou seja, disponível para uma personalização própria. Além disso, segundo Samuel Xavier, coordenador do projeto, a parceria também terá impacto localmente, visto que desenvolverá tecnologia e software para apoiar empresas de petróleo e gás no RN.

De acordo com Samuel, a possibilidade de colaboração surgiu em 2020, a partir de uma demanda da Equinor. O objetivo era desenvolver a atenuação do sinal, um problema iminente no pré-sal. Diversos fatores influenciam a resolução da imagem detectada por sensores localizados no fundo do mar, e o projeto visa estudar e aprimorar essas técnicas. Tiago Barros, vice-coordenador do projeto, destacou que obter uma imagem melhor do reservatório de petróleo diminui a incerteza sobre sua localização.

Tiago também explicou que essa parceria formará recursos humanos especializados na área. Logo, oferece inúmeras oportunidades para alunos de graduação, mestrado e doutorado, tanto na pesquisa quanto na indústria. A expectativa é que o LAPPS se torne uma referência nacional e internacional na área.

Outros colaboradores

O trabalho conta com a colaboração de unidades internas da Equinor, como o Departamento de Pesquisa, na Noruega, e o Departamento de Processamento de Dados, em Houston, nos Estados Unidos. Outro aspecto fundamental é o envolvimento da UFRN, com professores e pesquisadores do projeto e a parte administrativa executada pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec).

Para Samuel Xavier, a UFRN possui uma equipe de professores bem qualificada para acompanhar as pesquisas, mas precisa de pesquisadores na graduação e pós-graduandos. Juntos, portanto, desenvolverão a pesquisa e buscarão o aprimoramento da técnica. “Temos cerca de 17 pessoas para contratar nas próximas semanas”, afirmou Samuel Xavier.

O LAPPS, laboratório filiado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), desenvolve pesquisas básicas e aplicadas, principalmente em colaboração com parceiros acadêmicos e industriais ao redor do mundo. Nesta parceria com a Equinor, empresa comprometida com a criação de valor de longo prazo em um futuro de baixo carbono, os pesquisadores da UFRN abordarão os aspectos relacionados à geofísica, prospecção e exploração.

Sobre o Pré-Sal

O pré-sal é uma extensa camada de rochas localizada abaixo do leito marinho, coberta por sal, onde se encontram grandes reservas de petróleo e gás natural. Localizado principalmente na costa brasileira, exige tecnologia avançada para exploração devido à profundidade e complexidade geológica.

Tags

Últimos posts

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar Praia projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus