Visitando um castelo durante a noite no interior do RN

Visitando um castelo durante a noite no interior do RN

Compartilhe:

A gente sabe que o Rio Grande do Norte é cheio de castelos, inclusive no interior do estado. Um deles fica na região do Trairi, em torno de uma hora em Natal. A intenção era visitar o pôr do sol, mas uma blitz policial nos alcançou o início da noite. Recentemente, o Castelo Zé dos Montes ganhou destaque com a realização de uma visita noturna. A atividade faz parte do Festival Gastronômico Serra dos Tapuias, no qual cobrimos no ano passado. E, portanto, repetimos a segunda dose, em um evento maior, mais espaçoso e, claro, com vista panorâmica.

Junto com minha família, novamente, fomos comprovar se a segunda vez foi tão boa quanto a segunda. Após cantar na minha mente “Segura na mão de Deus“, toda vez que meu pai dirigia rápido com o objetivo de ver um resquício de sol se pondo, finalmente chegamos lá nas primeiras horas da noite. “A vontade era beijar o castelo para dizer que estava viva, após essa correria toda”, pensava. Mas, hora de montar o gimbal e fotografar o evento.

Desde o ano passado, estávamos empolgados para ir ao evento novamente e, desta vez, queríamos chegar o mais cedo possível. Apesar da noite ter caído e o pôr do sol ter sumido completamente, a visão noturna era muito boa. Tanto que projetaram luzes sobre o castelo e ainda teve uma queima de fogos estilo encerramento do Magic Kingdom em Orlando. Fiquei feliz por conseguir pegar um bom ângulo da queima dos artífices. De acordo com a Prefeitura do Município, a intenção é incluir no calendário da cidade todos os anos, sempre no período de inverno.

Missões

A minha primeira missão era procurar um local para sentar, apesar de aguentar os budejos de não ter conseguindo ver o pôr do sol. “Olha, tem cadeiras de praia, bem evento alternativo. Quando tiver uma vaga, eu sentarei”, também pensando. Mas, eu vi que foram colocadas cadeiras de praia para as pessoas apreciarem melhor a vista panorâmica e vi algumas dando sopa. Logo, eu sentei (lê-se correndo para disputar com outras pessoas) e montei o meu espaço para filmar, fotografar e fazer, claro, as minhas observações. Além de moradores da cidade, o evento contou com pessoas não só de Natal, mas cidades vizinhas e gente, inclusive, de municípios paraibanos.

Não era comum ver gente tirando fotos o tempo todo, vans e ônibus chegando e saindo do ponto turístico e fazendo elogios ao evento. Após ver minha família, bem no parapeito, onde tinha mesinhas para colocar os comes e bebes, relaxamos e fomos apreciar o evento.

Depois, a segunda missão, era procurar algo para comer, mas estava muito difícil. Então tive que fazer todo um esquema para comer. Foi difícil, pois a fila estava quase na entrada da festa. Mas, montei uma estática com minha trupe. Um iria pedindo a comida, o outro iria ficando na fila de pegar os alimentos e, por fim, uma outra pessoa fazendo a mediação para trazer e levar a comida nas cadeirinhas de praia onde a gente estava.

O problema que as comidas rapidamente acabaram, infelizmente não deu para experimentar a brusqueta deste ano, mas os dadinhos de tapioca estavam tão gostosos quanto no ano passado. A novidade foi o chocolate quente, que podia beber acompanhado de frutas ou não.

Algumas fotos podem ser vistas a seguir:

A Visita Noturna Castelo Zé dos Montes valeu a pena?

O evento ofereceu aos participantes uma oportunidade única de explorar o castelo à luz da lua, revelando uma nova perspectiva da construção e mergulhando na sua atmosfera mística. Esta atividade foi um sucesso e está agora se tornando uma atração regular no calendário de eventos do município de Sítio Novo, atraindo turistas e entusiastas da história e do mistério, pois ele é todo construído de forma rústica e foi construindo aos poucos por um profeta que deixou vários castelos no sertão e também no bairro das Quintas, zona Leste de Natal. Sobre o que mencionamos por último, vale a pena explicar em outra matéria.

O Festival Gastronômico Serra dos Tapuias surgiu como uma oportunidade para estimular o turismo na região e destacar as riquezas do interior do Rio Grande do Norte. Além de promover a rica gastronomia local, o festival mostra que é possível desfrutar de um clima serrano dentro do estado, oferecendo aos visitantes uma experiência completa de cultura e culinária em um cenário encantador. Tanto que era uma fila imensa para conseguir conquistar a comida, que esgotou-se tudo no final do evento.

Ainda mais, podia ficar sentada para fotografar, beber um bom vinho e ouvir um show de Música Popular Brasileira (MPB) no pé do castelo. Que, por sinal, fez muita gente dançar e ficar animado após as apresentações.

Tanto que a recompensação vem depois, com uma feira de atividades com produtos feitos por artesãos locais, com música ao vivo e uma praça de alimentos com restaurantes da Terra. No fim, o dia terminou com show da banda Grafith.

História e Motivação

O Castelo Zé dos Montes, localizado na Serra da Tapuia em Sítio Novo, Rio Grande do Norte, é uma construção singular erguida por José Antônio Barreto, mais conhecido como Zé dos Montes. Zé alegava ter recebido uma revelação divina para construir o castelo, que começou a ser erguido em 1984. Sem formação em arquitetura, ele utilizou pedras e materiais simples, seguindo visões e inspiração divina para criar um local de peregrinação e devoção.

A estrutura possui um estilo medieval improvisado, com torres e muralhas que refletem a criatividade e a dedicação de seu criador. A construção, realizada quase que exclusivamente por Zé dos Montes, tornou-se um símbolo de curiosidade.

Tags

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí