Achamos uma foto da Ponte de Igapó em 1971, período que ela foi construída na versão que conhecemos até hoje. Em 2024, no entanto, se encontra em reforma, uma vez que haverá a duplicação.
Inicialmente, a ponte seria totalmente extinta. Além disso, o aumento da frota de veículos e de navios circulando por Natal fez com que a ponte não tivesse mais “utilidade”. Então, ao lado dela, construíram uma segunda ponte de concreto com sustentações de concreto e ferro. Essa segunda ponte obteve a sua conclusão em 1970. A ponte se chama Presidente Costa e Silva, uma “homenagem” ao Artur da Costa e Silva, segundo presidente da Ditadura Militar.
Mas, por que só existem uns pedaços da ponte antiga? Após o fim do contrato com a empresa inglesa, o Governo do Rio Grande do Norte vendeu a ponte para um vendedor de ferro com a finalidade de desmontar. Porém, os altos custos fizeram com que ele desistisse de desmontar, sobrando o que a gente vê até hoje. O local serve como “trampolim” para as crianças e adolescentes que moram nas comunidades próximas e gostam de nadar sobre o rio Potengi.
A foto acima da Ponte de Igapó em 1971 está no Diário de Natal, através de um anúncio do Departamento de Estrada e Rodagens (DER). Lá, eles divulgavam algumas obras entregues ao órgão público.
Além da Ponte de Igapó, também mostraram fotos da reforma da Estrada de Ponta Negra (Av. Engenheiro Roberto Freire), Estrada de Caicó e caminho para Ceará-Mirim.
Veja, portanto, as imagens a seguir:
Falamos um pouco sobre a Ponte de Igapó em vídeo. Dê o play, portanto, abaixo:
Deixe um comentário