Os Países Baixos foram os maiores parceiros do Rio Grande do Norte no ano de 2023, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Isto, portanto, traz uma reflexão acerca de que as regiões Nordeste e Norte do Brasil possuem a maior diversidade de compradores.
Além do RN, os holandeses também fechou negócio com produtos vindos de Sergipe.
Nas terras potiguares, eles importam óleos combustíveis, principalmente da refinaria Clara Camarão, na cidade de Guamaré.
os outros estados do país fecharam o mesmo negócio com o RN?
Toda a região Centro-Oeste e Sul tem a China como maior parceiro comercial. Como resultado, os chineses são os maiores parceiros comerciais, resultando em 104 bilhões de dólares. Logo, representando 31% da parceria, depois vem, por conseguinte, os Estados Unidos.
Os produtos mais exportados do Brasil foram soja, petróleo bruto e minério de ferro.
As exportações brasileiras bateram recorde, somando 340 bilhões de dólares. Um crescimento de 1,7% em relação a 2022.
O saldo da balança comercial registou um superávit de $98.8 bilhões. São os melhores resultados de exportações de todos os tempos da série histórica iniciada em 1989.
𝗨𝗺 𝘁𝗼𝘁𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝟭𝟲 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼𝘀 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗲𝗿𝗮𝗺 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝗖𝗵𝗶𝗻𝗮, de 14 estados, em 2022 e 12 em 2021. Quatro estados venderam para os EUA, de 6 em 2022.
Em 2023 os EUA deixaram de ser o maior destino do estado de Santa Catarina, e Canadá deixou do Amapá, ambos ocupados pela China em 2023.
Os estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso tiveram as maiores participações em vendas para a China em 2023.
No ranking nacional de exportações está São Paulo (US$ 71 bi) em açúcares, óleos combustíveis, petróleo bruto, outros.
Deixe um comentário