O catolicismo veio primeiramente junto com a fundação do estado do RN. Contudo, pouca gente sabe a primeira igreja evangélica no Rio Grande do Norte.
Muitos têm dúvida se foi a Assembleia de Deus e outros alegam que foi a Igreja Presbiteriana de Natal. Entretanto, tive que pesquisar e montar uma linha do tempo. Consideramos a primeira, aquela que começou a fazer as primeiras celebrações. Qual foi a primeira igreja evangélica no Rio Grande do Norte? Acompanhe o post até o final para saber mais.
História da Igreja Presbiteriana
A Igreja Presbiteriana foi uma das igrejas que surgiram durante Reforma Protestante. Também conhecida como calvinismo, ela teve as suas primeiras manifestações durante a invasão holandesa no RN. No Brasil, o presbiterianismo veio pelo missionário inglês reverendo Ashbel Green Simonton (1833-1867), em 12 de agosto de 1859.
O presbiterianismo nacional se desdobrou em vários ramos, entre eles a Igreja Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Independente, Presbiteriana Conservadora, Presbiteriana Fundamentalista, Presbiteriana Renovada do Brasil e Presbiteriana Unida do Brasil.
Em Natal, a primeira sede da Igreja Presbiteriana do Brasil foi atrás da Prefeitura do Natal, onde teve como seus fiéis mais famosos o João Café Filho.
Aprofundando mais a origem
Mesmo com a saída dos holandeses no Brasil, o calvinismo continuou, mais precisamente no RN. Agora, sob o nome de Igreja Presbiteriana, a sede de Pernambuco enviou dois homens Francisco Filadelfo de Sousa Pontes e João Mendes Pereira Guerra para o RN, apesar de não conseguir converter as pessoas.
Em 1887, os Rev. Belmiro de Araújo César e o Dr. De Lacy Wardlaw estiveram em Natal, realizando uma série de conferências. Lá, surgiu a primeira conversão, o professor Joaquim Lourival Soares da Câmara, filho ilegítimo do capitão Joaquim Lourival, o qual passara a estudar a Bíblia ao entrar em contato com Antônio Eustáquio, uma espécie de Martinho Lutero Potiguar, resolveu tornar-se protestante com a visita do Rev. Belmiro César.
Em 1893, chegaram a Natal o Rev. Calvin Porter, que foi recebido com alegria pelo irmão Joaquim Lourival e um grupo de congregados. Permaneceu por oito dias em Natal, celebrando cultos num armazém na Avenida Rio Branco e em casa dos crentes Genésio Xavier da Silva Brito e Joaquim Lourival. Após o regresso de Porter a Recife, o professor Panqueca (apelido do irmão Joaquim Lourival) continuou a celebrar cultos aos domingos.
Por motivo de perseguição, o Rev. Porter foi mandado pelo Rev. Houston do Recife para Fortaleza, ´porém meses depois foi enviado para Natal. Além disso, no dia 24 de janeiro de 1895, Porter começou a pregar nas casas dos crentes, em pouco tempo as salas e janelas estavam cheias de gente. Receberam autorização das autoridades para usar as escolas públicas.
1895, ano da Igreja
No dia 08 de abril de 1895, foram recebidos em Batismo e profissão de fé 33 adultos e 18 crianças foram batizas, dentre elas estavam: Diógenes Nóbrega, Coronel Joaquim Soares Raposo da Câmara, José Alexandre Seabra de Melo (conferente da alfândega), Coronel Pedro Lima, professor Joaquim Lourival e João Pereira Nobre.
O empresário Gaspar Monteiro alugou o prédio onde futuramente seria a Prefeitura do Natal. Entretanto, existia um terreno desocupado, onde 11 de maio de 1895, as autoridades públicas cederam o terreno e começaram a construir o templo presbiteriano.
A inauguração aconteceu oficialmente no dia 3 de fevereiro de 1896, por uma comissão composta do Rev. Henderlite e do Presbítero Minervino Lins.
Agora, vamos falar da Assembleia de Deus
A Igreja Evangélica Assembléia de Deus originou-se primeiramente do movimento pentecostal no Brasil a partir de 1910. Em 13 de janeiro de 1918, na casa do soldado Luiz de França, realizou o primeiro culto pentecostal, em Natal, sob a liderança do irmão Francisco Cézar.
Em abril de 1918, atendendo a pedido do irmão Francisco Cézar, os Missionários Gunnar Vingren e Berg enviaram para Natal o pregador Adriano Nobre.
Coube a esse evangelista a tarefa de implantar a igreja no Rio Grande do Norte. Foi ele quem realizou, às margens do Potengi, em 15 de abril de 1918, o batismo em águas dos primeiros fiéis da igrejas em Natal.
Deixe um comentário