Andando pela Esplanada Silva Jardim, bem na fronteira entre a Rib eira e Rocas, no meio do novo e antigo, está um prédio que está só a parte de sua estrutura em pé. Como se fosse um esqueleto e que está esperando de terminar para receber as pessoas. Diferentemente, ele já teve gente ocupando aqueles espaços. Mas, não por moradores e sim funcionários públicos, visto que era do INSS., ainda sob a alcunha de Ipase.
O Ipase era uma sigla para Instituto de Pensão e Aposentadoria do Estado, qual era a função do órgão? Além de organizar a vida dos aposentados e pensionistas de funcionários hospitalares, eles também forneciam assistência médica tanto para os contribuintes quanto para os seus dependentes. Imagina, portanto, a mistura de INSS com SUS? Imaginou?
Era assim que nossos antepassados eram atendidos, antes de 1988. Logo, dava para perceber que o prédio recebia bastante gente.
Quando houve a Constituição de 1988, o prédio virou sede do INSS e, posteriomente, uma agência da Previdência Social.
Detalhes do prédio do antigo Ipase
A construção começou em 1954 pelo engenheiro carioca, Raphael Galvão Júnior.
O mesmo recebe o nome do Edifício Presidente Café Filho se destaca como objeto deste trabalho por suas características
arquitetônicas, pela importância que representou para a cidade à época de sua construção, que demorou um ano para ficar pronto.
Além disso, é um grande exemplo da arquitetura da Escola Carioca, se insere na relação de edificações
mais representativas da produção da arquitetura moderna em Natal. Porém, foi se deteriorando até chegar na situação que vemos hoje.
A seguir, as fotos do projeto e do crôqui do prédio a seguir:
As fotos acima coletei neste site aqui.
Hoje, o prédio está com sua estrutura comprometida e promete ser sede da Secretaria de Saúde de Natal
Como falado anteriormente, a estrutura do antigo Ipase está bastante comprometida, onde resta apenas o esqueleto, que é a parte que ajuda a mantêm o espaço firme. Sem contar que o espaço é cheio de tapumes, que impedem a entrada de moradores de rua, algo comum na região. No entanto, há uma placa.
A mensagem diz que o espaço será destinado para abrigar a sede oficial da Secretária Municipal de Saúde (SMS), que atualmente está na Ladeira do Sol, na antiga sede do Novohotel, onde divide o prédio com a Secretária Municipal de Educação.
Não há, portanto, sinal de quando a obra irá acontecer, mas está orçada em 13 milhões de reais, segundo a placa da Prefeitura instalada logo na entrada.
Deixe um comentário