Morreu nesta terça-feira (23) o arquiteto e artista Marconi Grevi, que ajudou a projetar a Catedral de Natal. Grevi é um dos ícones do modernismo da cidade. Além disso, ele era professor do Departamento de Arquitetura da UFRN, além de ser uma referência na área em Natal.
O Brechando, no dia da padroeira de Nossa Senhora da Apresentação, colocou uma foto para mostrar a catedral ainda em obras.
A intenção de Grevi era fazer “um conjunto de linhas que elevam o homem a Deus”. Na obra, destaca-se os grandes vãos livres e uso de balanços, além do monumento escultórico, que se encontra em frente à edificação. É a obra mais importante do arquiteto em Natal.
Além de arquiteto, Marconi Grevi também é escultor, pintor e tapeceiro, sem contar que foi professor de Edificações do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na época ETFRN.
A foto encontrei, portanto, do grupo de Fatos e Fotos de Natal.
Sobre a Catedral de Natal
A igreja demorou anos para ser construída, porém foi inaugurada no dia 21 de novembro de 1988. Fica entre o centro e os bairros de Petrópolis e Cidade Alta. A antiga ainda permanece e fica no Centro Histórico e já falamos dela no Brechando. Devido ao crescimento da população, e consequentemente de fieis, a Arquidiocese então resolveu construir uma nova igreja matriz.
Então, eles resolveram implantar uma nova igreja na então Praça Pio X, próxima ao Cinema Rio Grande, que era esta aqui:
Antigamente, o local onde era a praça era um matagal. Então, o padre João Maria encontrou este terreno, no qual os fiéis caminhavam por ele. Foi ele que começou a ideia de construir um novo templo neste terreno, porém ele faleceu em 1905.
Depois, a Prefeitura tomou o terreno e construiu no local a Praça Pio X. De qualquer jeito, a praça era pertencente à Catedral. Por isso teve o nome de Pio X. O local não tinha árvores, mas um restaurante, onde os jovens natalenses a frequentavam bastante. Além disso, havia os vendedores de pipocas, amendoins e sorvetes que ficavam lá para conseguir atrair os clientes do cinema.
Plano inicial era ser barroco
Depois de levantadas algumas paredes, a Arquidiocese chegou à conclusão de que seria um prédio de elevado custo, pela imitação de templos europeus, dando preferência a uma planta mais moderna e mais econômica.
Com a transferência de Dom Eugênio para Salvador e com a nomeação de Dom Antônio Soares Costa para Bispo Auxiliar de Natal, este passa a coordenar a Comissão responsável pela construção da nova Catedral. A construção começou em 21 de junho de 1973. Foram 18 anos de intensas campanhas, a fim de conseguir recursos para construir o novo templo, cuja inauguração aconteceu em 21 de novembro de 1988, pelo então Arcebispo, Dom Alair Vilar Fernandes de Melo.
No subsolo do prédio, encontra-se o Centro Pastoral Pio X, onde funciona o Gabinete do Arcebispo, a Cúria Metropolitana, a Paróquia da Catedral, além da coordenação de diversas pastorais. A ocasião de sua terceira visita ao Brasil, a catedral recebeu o Papa João Paulo II em 13 de outubro de 1991
Deixe um comentário