Brechando/Curiosidades / Os partidos que surgiram depois da Ditadura Militar

Os partidos que surgiram depois da Ditadura Militar

No ano de 1979 surgiu o fim do bipartidarismo, no qual o Arena e MDB formaram vários partidos, nos quais alguns existem até hoje. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Já ouviu alguém que todos os partidos do Brasil eram de esquerda. Calma, meu jovem, precisa aprender um pouco melhor de história. Além disso, vamos estudar o fim da Ditadura Militar no Brasil. Antigamente, graças ao Ato Inconstitucional nº2 (AI-2), que determinou apenas ter dois partidos.

Os favoráveis aos militares, primeiramente, uma vez que decidiram montar a Aliança Renovadora Nacional, famosa pela sigla Arena.  Já a oposição resolveu criar o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Além disso, o MDB abrigou comunistas e outras vertentes de esquerda. No entanto, correntes democráticas não-socialistas também optaram pela legenda oposicionista, daí a multiplicidade ideológica intrínseca aos emedebistas e surgiram várias figuras coronelistas e, em simultâneo, militantes de movimentos sociais.

Fim do Bipartidarismo

O fim do bipartidarismo aconteceu após a sanção da Lei nº 6767, no ano de 1979, no qual o Ernesto Geisel começou a abertura política. Quer dizer, preparando o terreno para receber novamente os civis para a presidência da República.

Dois anos antes do fim do bipartidarismo, veio o Pacote de Abril, onde permitiu as eleições diretas para cargos eletivos. menos presidente, para 1982. Além disso, surgiu a ideia de Senador Biônico.

No ano seguinte foi instaurada da Lei da Anistia, que perdoou todos os crimes políticos realizados durante a Ditadura Militar.  Mas, agora vamos comentar sobre o fim do bipartidarismo.

A Ruptura

Arena se dividiu, transformando em Partido Democrático Social (PDS), no qual atualmente se chama Democratas, o DEM. Ainda tem o Partido Democrata Cristão, PDC, para defender o cristianismo no país.

A saída de alguns membros do PDS e PDC formaram o PPR, nome para Partido da Reconstrução Nacional.  Anos depois, o Partido se juntou aos Progressistas.

Ainda teve o Partido Social Trabalhista (PST) e o Partido Trabalhista Renovador (PTR), que se uniram e formaram o Partido Progressista (PP).  Já o PPR também se juntou ao PP, assim surge apenas um só partido.

Já o MDB mudou para Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Além disso, deu origem ao PT e PDT. Em 1988, um grupo de ex-peemedebistas, entre os quais destacavam-se Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Franco Montoro, funda o PSDB, que ocuparia lugar de destaque nos anos seguintes.

Um infográfico abaixo, portanto, mostra um pouco melhor essa divisão. Confira:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus