Brechando/Cidades / Produtora cultura cria um documentário sobre os 3 anos de clube de samba no Rio Grande do Norte

Produtora cultura cria um documentário sobre os 3 anos de clube de samba no Rio Grande do Norte

A cantora e produtora cultural Andiara Freitas participa de um documentário conta em um documentário como o disco “Samba da minha terra” influenciou no surgimento do Clube do Samba Potiguar e a importância do projeto para a música autoral do Rio Grande do Norte. O disco é o primeiro trabalho gravado pela cantora potiguar Andiara,…

Compartilhe:

A cantora e produtora cultural Andiara Freitas participa de um documentário conta em um documentário como o disco “Samba da minha terra” influenciou no surgimento do Clube do Samba Potiguar e a importância do projeto para a música autoral do Rio Grande do Norte. O disco é o primeiro trabalho gravado pela cantora potiguar Andiara, que assina direção geral do documentário. “Os depoimentos foram colhidos em minha casa e na Toca Coworking e quase todo o acervo usado no documentário eu já vinha guardando despretensiosamente”, explicou a cantora, cujo lançamento aconteceu há dois meses.

Em agosto houveram várias atividades para comemorar os três anos através do Roda de Samba Autoral e no Workshop sobre “Criação poético-musical”, com Mário Lúcio Cavalcanti.

A filmagem foi feita pela  Doss Produções e as filmagens aconteceram em julho de 2018.

O Clube do Samba Potiguar foi fundado em agosto de 2015 pela cantora Andiara Freitas e desenvolve diversas atividades para dar visibilidade aos artistas locais, como a realização de rodas de samba autoral, publicação e distribuição de cadernos com letras de música, administração e divulgação de plataforma online de música, etc.
O projeto acontece a partir do trabalho voluntário de uma série de profissionais e possui uma base fixa de colaboradores que atualmente é formada por Andiara Freitas (produção geral, voz e assessoria de comunicação), César Henrique (fotografia), Pedro Neto (voz e violão), Raphael Almeida (arranjos e cavaco), Antônio Melé (direção de percussão), Mestre Zorro (voz e percussão), Denise Moreira (voz e violão), Hélio Carioca (voz) e Damiana Chaves (voz).
A rodas de samba do Clube já receberam mais de 100 artistas, entre músicos, compositores e intérpretes, e apresentou cerca de 200 obras autorais, das mais diversificadas nuances do gênero.
Em cada encontro busca-se refletir sobre o espaço dado a identidade musical do Rio Grande do Norte, além de estimular a produção de novas obras. Os resultados conquistados pelo Clube são o aumento na produção de discos de samba e o surgimento de outros projetos ligados ao samba autoral, além dos laços profissionais criados com artistas de outros Estados.

O documentário completo pode ser visto a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus