Brechando/Cidades / Justiça Federal deu novo parecer favorável ao Hotel Reis Magos

Justiça Federal deu novo parecer favorável ao Hotel Reis Magos

A Justiça Federal (JF), por unanimidade, deu novamente o parecer favorável contra a demolição do Hotel Internacional Reis Magos, localizado na Praia do Meio, zona Leste de Natal.  O julgamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Superintendência da Justiça Federal da 5ª Região, que fica em Recife, e administra todas as unidades…

Compartilhe:

A Justiça Federal (JF), por unanimidade, deu novamente o parecer favorável contra a demolição do Hotel Internacional Reis Magos, localizado na Praia do Meio, zona Leste de Natal.  O julgamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (28), na sede da Superintendência da Justiça Federal da 5ª Região, que fica em Recife, e administra todas as unidades da JF no Nordeste. Portanto, a decisão sobre a demolição só será feita após a conclusão do processo de tombamento.

Uma nota oficial será divulgada em breve, no qual contará detalhes da decisão que aconteceu nesta quinta.

Em 2014, o Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico-Cultural e da Cidadania (IAPHACC) solicitou o tombamento do Hotel às três instâncias governamentais. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Fundação José Augusto (FJA) abriram processo de tombamento.

A Fundação tombou provisoriamente o prédio e o processo de tombamento do IPHAN está em conclusão.

Paralelamente a isso, tramita processo na Justiça Federal, com uma solicitação de que não seja expedido alvará de demolição do enquanto não seja concluido o processo de tombamento. Saiu uma primeira decisão em 2015, favorável à manutenção da estrutura do HIRM, até que se concluísse o processo de tombamento.

O grupo Rexiste, que luta contra a demolição do hotel, recebeu a notificação do julgamento somente dois dias antes da data programada. Caso fosse dado parecer favorável ao proprietário do imóvel, o mesmo tem liberdade para pedir a autorização de demolição à prefeitura imediatamente, impedindo a conclusão do processo de tombamento.

Acompanharam o novo julgamento, a procuradora do estado, Marjorie Madruga, professores do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a superintendente do Iphan, Andréa Virgínia Freire Costa, e o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Norte (Sinarq), Vinicius Galindo.

Além disso, integrantes da Diretoria Nacional do Docomomo também participaram, uma Organização Não-Governamental com representação em mais de 40 países. O objetivo da equipe é documentar e preservar as criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.

No dia 19 de outubro de 2015, a JF deu parecer pela manutenção da sentença que proíbe a demolição até o que o processo de tombamento seja concluído. A empresa que é atual proprietária do prédio, todavia, entrou com recurso.

Leia também:

O Hotel Internacional dos Reis Magos está fechado há 20 anos. O prédio foi construído em 1965 durante o governo de Aluísio Alves e foi o primeiro hotel estabelecimento de grande porte da cidade e um dos marcos do turismo potiguar.

Hotel Reis Magos está abandonado há mais de 20 anos (Foto: Lara Paiva)
Hotel Reis Magos está abandonado há mais de 20 anos (Foto: Lara Paiva)

Sua arquitetura era modernista, cheio de cobogós e curvas. O prédio foi projetado por arquitetos pernambucanos Waldecy Pinto, Antônio Didier e Renato Torres, pioneiros dos prédios modernistas no Nordeste.

O local era bastante luxuoso, tinha 63 apartamentos, uma suíte presidencial, recepção, salões nobres, elevadores, parque aquático, sauna, playground, restaurante, estacionamento, boate, salão de beleza, áreas de lazer, lojas, serviço médico, e um saguão abrigado para embarque e desembarque. A ambientação ficou por conta de Janete Costa e o paisagismo por Gilda Pina.

A escolha do terreno também obteve a participação dos arquitetos. Eles optaram esta área da Praia do Meio por oferecer uma infraestrutura de acesso, além de fornecer água potável, vias pavimentadas e ser próximo do centro da cidade e dos principais pontos turísticos, inclusive o Forte dos Reis Magos.

No dia 4 de outubro, o grupo [R]existe Reis Magos protestou em frente ao prédio contra o abandono e a possível demolição do estabelecimento. A apresentação contou com a apresentação artísticas de bandas potiguares e debate políticos entre moradores da região e arquitetos.

197191_385817961501146_2058199291_n
Hotel Reis Magos em seus tempos gloriosos

Sua inauguração aconteceu no dia 7 de setembro de 1965. Inicialmente administrado pela Emprotur, de responsabilidade do governo do estado, posteriormente, durante 15 anos, o Hotel dos Reis Magos esteve arrendado à rede Tropical Hotéis, empresa que pertenceu à Varig.

*Atualizado às 11h56, do dia 28/01/2016

Comentários

Uma resposta para “Justiça Federal deu novo parecer favorável ao Hotel Reis Magos”

  1. Que boa noticia! O seu blog é ótimo, parabéns <3
    http://www.malusilva.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus