Esta semana, os jovens souberam o resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que é um processo seletivo no qual os alunos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar nas principais universidades do país. No ano de 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) extinguiu o seu vestibular para usar a prova nacional como a única forma de ingresso.
Hoje, o resultado é divulgado apenas na internet, no qual o candidato pode ver individualmente ou a partir de uma lista que é divulgada no site. Depois, o aluno tem que correr feito um louco para pegar a papelada para fazer a matrícula na instituição de ensino escolhida.
Caso não passe, o candidato coloca o seu nome na lista de espera e a universidade é responsável em chamar os alunos na segunda chamada. Mas esse processo seletivo acabou com o brilho de saber como era o resultado do vestibular no estado.
O dia do resultado era um acontecimento único, Natal inteira parava para ouvir a rádio ou televisão para divulgar os nomes. Como era a vida na época do vestibular? Nós do Brechando vamos te mostrar como a gente sabia o resultado do vestibular.
O resultado era divulgado no início da tarde em três meios de comunicação: TVU (canal da UFRN), FMU (rádio da UFRN) e o site da Comperve (órgão da universidade que organizava as provas do vestibular). Ao meio-dia, o reitor dava uma mensagem de boas-vindas aos novos estudantes e dois jornalistas começavam a divulgar os primeiros colocados de cada área.
E, por fim, começava a divulgar a lista, igual a este vídeo a seguir:
Se estivesse mais apressado, a lista era rapidamente divulgada na internet e podia comemorar igual ao calouro Samu.
Ainda tinha o listão divulgado no ginásio da UFRN e sair correndo feito um louco para ver o resultado. Veja este vídeo a seguir:
Isto era a vida do vestibular!
Deixe um comentário