Brechando/Sem categoria / Como era a vida antes do Enem como ingresso na faculdade

Como era a vida antes do Enem como ingresso na faculdade

Esta semana, os jovens souberam o resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que é um processo seletivo no qual os alunos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar nas principais universidades do país. No ano de 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) extinguiu o seu…

Compartilhe:

Esta semana, os jovens souberam o resultado do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que é um processo seletivo no qual os alunos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar nas principais universidades do país. No ano de 2012, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) extinguiu o seu vestibular para usar a prova nacional como a única forma de ingresso.

Hoje, o resultado é divulgado apenas na internet, no qual o candidato pode ver individualmente ou a partir de uma lista que é divulgada no site. Depois, o aluno tem que correr feito um louco para pegar a papelada para fazer a matrícula na instituição de ensino escolhida.

Caso não passe, o candidato coloca o seu nome na lista de espera e a universidade é responsável em chamar os alunos na segunda chamada. Mas esse processo seletivo acabou com o brilho de saber como era o resultado do vestibular no estado.

O dia do resultado era um acontecimento único, Natal inteira parava para ouvir a rádio ou televisão para divulgar os nomes.  Como era a vida na época do vestibular? Nós do Brechando vamos te mostrar como a gente sabia o resultado do vestibular.

O resultado era divulgado no início da tarde em três meios de comunicação: TVU (canal da UFRN), FMU (rádio da UFRN) e o site da Comperve (órgão da universidade que organizava as provas do vestibular).  Ao meio-dia, o reitor dava uma mensagem de boas-vindas aos novos estudantes e dois jornalistas começavam a divulgar os primeiros colocados de cada área.

E, por fim, começava a divulgar a lista, igual a este vídeo a seguir:

Se estivesse mais apressado, a lista era rapidamente divulgada na internet e podia comemorar igual ao calouro Samu.

Ainda tinha o listão divulgado no ginásio da UFRN e sair correndo feito um louco para ver o resultado. Veja este vídeo a seguir:

Isto era a vida do vestibular!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus