Brechando/Cidades / Quantas lombadas eletrônicas existem em Natal

Quantas lombadas eletrônicas existem em Natal

O Brechando descobriu a quantidade de lombada eletrônica existente na capital do Rio Grande do Norte e a sua história. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O terror dos motoristas, as lombadas eletrônicas detecta quando o carro ultrapassa o limite de velocidade. Na capital potiguar existem várias nas principais ruas e na Secretaria Municipal de Trânsito, a STTU, mapeou todos esses espaços e divulgou aonde fica cada lombada.

O resultado pode ser visto, portanto, a seguir:

Lombada eletrônica de Natal, com limite de velocidade 50 km/h

1 – Av. Prudente de Morais, próximo à Rua Sete de Setembro – Candelária, sentido Centro;

2 – Av. Ayrton Senna, Neópolis, altura do Colégio Itaece, sentido Parnamirim;

3 – Rua Dr. Mário Negócio, Quintas, no sentido bairro Nordeste;

4 – Av. Prudente de Morais, entre as ruas Júlio Gomes Moreira e Dr. Jose Bezerra, ainda mais fica no sentido Barro Vermelho – Lagoa Seca;

5 – Av. Prudente de Morais, próximo à Rua Alm. Nelson Fernandes, sentido Petrópolis;

6 – Av. Hermes da Fonseca, em frente ao Hospital de Guarnição de Natal, sentido Petrópolis;

7 – Av. Itapetinga, Potengi, em frente ao imóvel de número 1240, sentido Dr. João Medeiros Filho;

8 – Av. Itapetinga, Potengi, em frente à 12ª DP, sentido Lagoa Azul.

O que é equipamento

As lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego em um determinado ponto da via. Além dsso, possui funcionamento igual ao dos radares. Ou seja, a medição da velocidade do veículo se dá pela sensibilização do campo magnético entre os laços do pavimento, que contém os transmissores e receptores da lombada.

Elas possuem ainda um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade. Além disso, um mostrador que informa ao motorista a velocidade do veículo no momento da passagem.

Caso exceda o limite de velocidade estabelecida para aquele ponto, o dispositivo registra automaticamente a imagem do automóvel e, por um microcomputador, alimenta a base de dados da autoridade de trânsito responsável pela via.

Origem da lombada veio de Curitiba

“Amiga, você sabia que Natal foi uma das primeiras capitais a ter lombada eletrônica?”, perguntou a mim. Então, eu resolvi ver a veracidade dos fatos e não foi bem assim.

Conforme o site Tecnologias para o Trânsito Seguro, o equipamento veio de engenheiros naturais de Curitiba. Depois de muito estudo, em 20 de agosto de 1992, foi instalado o primeiro modelo da lombada eletrônica na Rua Franscisco Derosso, uma das vias mais movimentadas de Curitiba (PR).

De tão inovadora, a lombada incluiu no livro 101 Inovações Brasileiras. Adotada hoje em larga escala. Hoje, o primeiro equipamento está em museu.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus