O terror dos motoristas, as lombadas eletrônicas detecta quando o carro ultrapassa o limite de velocidade. Na capital potiguar existem várias nas principais ruas e na Secretaria Municipal de Trânsito, a STTU, mapeou todos esses espaços e divulgou aonde fica cada lombada.
O resultado pode ser visto, portanto, a seguir:
Lombada eletrônica de Natal, com limite de velocidade 50 km/h
1 – Av. Prudente de Morais, próximo à Rua Sete de Setembro – Candelária, sentido Centro;
2 – Av. Ayrton Senna, Neópolis, altura do Colégio Itaece, sentido Parnamirim;
3 – Rua Dr. Mário Negócio, Quintas, no sentido bairro Nordeste;
4 – Av. Prudente de Morais, entre as ruas Júlio Gomes Moreira e Dr. Jose Bezerra, ainda mais fica no sentido Barro Vermelho – Lagoa Seca;
5 – Av. Prudente de Morais, próximo à Rua Alm. Nelson Fernandes, sentido Petrópolis;
6 – Av. Hermes da Fonseca, em frente ao Hospital de Guarnição de Natal, sentido Petrópolis;
7 – Av. Itapetinga, Potengi, em frente ao imóvel de número 1240, sentido Dr. João Medeiros Filho;
8 – Av. Itapetinga, Potengi, em frente à 12ª DP, sentido Lagoa Azul.
O que é equipamento
As lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego em um determinado ponto da via. Além dsso, possui funcionamento igual ao dos radares. Ou seja, a medição da velocidade do veículo se dá pela sensibilização do campo magnético entre os laços do pavimento, que contém os transmissores e receptores da lombada.
Elas possuem ainda um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade. Além disso, um mostrador que informa ao motorista a velocidade do veículo no momento da passagem.
Caso exceda o limite de velocidade estabelecida para aquele ponto, o dispositivo registra automaticamente a imagem do automóvel e, por um microcomputador, alimenta a base de dados da autoridade de trânsito responsável pela via.
Origem da lombada veio de Curitiba
“Amiga, você sabia que Natal foi uma das primeiras capitais a ter lombada eletrônica?”, perguntou a mim. Então, eu resolvi ver a veracidade dos fatos e não foi bem assim.
Conforme o site Tecnologias para o Trânsito Seguro, o equipamento veio de engenheiros naturais de Curitiba. Depois de muito estudo, em 20 de agosto de 1992, foi instalado o primeiro modelo da lombada eletrônica na Rua Franscisco Derosso, uma das vias mais movimentadas de Curitiba (PR).
De tão inovadora, a lombada incluiu no livro 101 Inovações Brasileiras. Adotada hoje em larga escala. Hoje, o primeiro equipamento está em museu.
Deixe um comentário