Brechando/Curiosidades / O que significa o termo canguleiro?

O que significa o termo canguleiro?

Rio Potengi Rampa

Canguleiro é um termo que se referia aos moradores da Cidade Baixa de Natal. Mas, qual a origem do seu significado? Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

O termo “canguleiro” é frequentemente associado à cultura nordestina do Brasil, mais especificamente às regiões rurais e ao sertão. Aqui em Natal, por exemplo, era o nome popular dos bairros da então cidade baixa de Natal, referência à Rocas e Ribeira.

De acordo com os historiadores, os primeiros moradores veio do século 18. Ou seja, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. O historiador Medeiros Filho, em seu livro “Terra Natalense”, há um registro do Senado da Câmara de Natal, registrando a concessão de 50 braços de terra a Antônio de Melo e Alberto de Melo, pescadores, entre os atuais bairros de Santos Reis e Rocas.

O Senado era o equivalente que seria a Câmara Municipal de Natal, onde se reúnem os vereadores.

Já o Câmara Cascudo, por conseguinte, aponta que a origem deste topônimo advém do Atol das Rocas, lugar de pesca dos homens do mar natalense. Quer dizer, os homens que trabalhavam com a pesca ocupavam este local, uma vez que era a região mais próxima do Atol, que hoje é uma reserva ambiental.

Mas, de onde veio o termo “Canguleiro”?

Canguleiro era uma forma pejorativa para qualquer pessoa que morava nas margens do Rio Potengi. A referência vem ao peixe Cangulo, cujo seu habitat natural são recifes de corais ou recifes rochosos, costões e águas rasas tropicais.

Eram moradores de origem humilde, dedicados em grande parte à atividade portuária da região ribeirinha da cidade; ganharam essa denominação por serem comedores de cangulo, conforme falamos mais acima.

Essa rivalidade se refletia até no futebol, visto que o ABC Futebol Clube surgiu na Ribeira, mais precisamente nos fundos do Teatro Alberto Maranhão. Já o América surgiu na parte da Cidade Alta, onde hoje é o Sebo Balalaika.

Já falamos da Cidade Alta x Cidade Baixa

No Brechando Vlog, a gente falou da origem destes termos. Você pode conferir, portanto, a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus