Brechando/brechadas / Esta vista mostra Natal no início do século XX

Esta vista mostra Natal no início do século XX

A vista acima mostra um pouco da Natal no início do século XX e mostra os cruzamentos da rua Vigário Bartolomeu com as ruas João Pessoa, Conceição e Voluntários da Pátria. Na imagem acima, por conseguinte, o fotógrafo registrou no alto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como a antiga catedral.…

Compartilhe:

A vista acima mostra um pouco da Natal no início do século XX e mostra os cruzamentos da rua Vigário Bartolomeu com as ruas João Pessoa, Conceição e Voluntários da Pátria. Na imagem acima, por conseguinte, o fotógrafo registrou no alto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como a antiga catedral.

Eu retirei essa imagem no grupo Fatos e Fotos de Natal Antiga do Facebook, uma vez que foi publicada pelo jornalista Adriano Medeiros.

Publicaremos, portanto, a imagem de tamanho ampliado a seguir para explicar os pontos da foto da Natal no início do século XX:

Em primeiro plano está a praça Padre João Maria, que hoje está em reforma. A casa no final da praça no lado esquerdo é hoje a agência do Banco do Nordeste. Ao fundo da praça, todavia, no casarão, hoje está edificado o edifício 21 de Março, um dos primeiros prédios de 10 andares da cidade.

Do outro dado da rua, o prédio branco é o teatro Santa Cruz, atual loja Leader, que já foi o Cine Nordeste.

A rua em destaque é a João Pessoa. No horizonte os morros do que vem a ser o Parque das Dunas. E tem o registro atual deste lugar? Veja a seguir:

Sobre o 21 de março

O Edifício 21 de Março e foi o primeiro prédio deste porte a ser construído na cidade.  São 10 andares onde contam a história da vanguarda social, cultural e política de Natal. Até hoje, alguns escritórios médicos, imobiliárias, consultórios médicos, consultórios odontológicos e dentre outras coisas.

O prédio nasceu com o nome de batismo da loja maçônica 21 de março, que fica próximo do local e tem um prédio próximo desde o século 19. O condomínio abriu oficialmente no dia 1 de novembro de 1964.  Foi um dos percursores do processo de verticalização da cidade.

Ainda tem gente morando por lá desde a sua inauguração. Portanto, o prédio é residencial e comercial. É o primeiro e um dos poucos prédios deste porte, já passaram inúmeros médicos, políticos (sim, alguns tem gabinetes no prédio), dentistas, advogados e empresários.

A parte de baixo do prédio, perto da portaria, possui algumas lojas da cidade e dentre outros serviços.  O local já faz parte da história juntamente com os prédios históricos vizinhos. Para saber mais sobre o 21 de março é só clicar neste link.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus