Brechando/Curiosidades / A cada 20 segundos, uma criança nasce no RN

A cada 20 segundos, uma criança nasce no RN

No Brasil, a chegada de novos membros à sociedade é uma constante, marcada pelo pulsar do relógio. A cada 21 segundos, ecoa o choro de um recém-nascido, somando 5,6 nascimentos por minuto e 321 por hora. Globalmente, a dinâmica é ainda mais impressionante, com mais de 4,5 nascimentos a cada segundo, totalizando 267 bebês por…

Compartilhe:

No Brasil, a chegada de novos membros à sociedade é uma constante, marcada pelo pulsar do relógio. A cada 21 segundos, ecoa o choro de um recém-nascido, somando 5,6 nascimentos por minuto e 321 por hora. Globalmente, a dinâmica é ainda mais impressionante, com mais de 4,5 nascimentos a cada segundo, totalizando 267 bebês por minuto. Mas, no Rio Grande do Norte?

A página do Instagram Brasil em Mapas divulgou está informação de cada estado, sendo que distribuídas em mapas.

No estado do Rio Grande do Norte, por exemplo, a cada 20 segundos nascia uma criança. Como resultado, o RN está 1 segundo a menos que a média nacional.

O tempo médio do nascimento de bebês no Nordeste

EstadoTempo de nascimento
Pernambuco09 segundos
Bahia e Ceará10 segundos
Maranhão14 segundos
Rio Grande do Norte20 segundos
Paraíba26 segundos
Sergipe28 segundos
Alagoas41 segundos
Teresina76 segundos

Outros estados

Este fenômeno, embora vertiginoso, encontra sua explicação na complexa interação entre fecundidade, mortalidade e migração, que dá forma ao tempo médio de nascimento. Entretanto, em São Paulo, um bebê surge a cada minuto, enquanto no Rio de Janeiro o intervalo é de 5 minutos e 48 segundos.

Já no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, o ciclo se completa a cada 13 minutos, estendendo-se para 6 minutos no Pará e 41 minutos em Alagoas. Além disso, o Piauí, por sua vez, lidera o ranking com um bebê a cada 1 hora e 16 minutos.

No panorama nacional, o Brasil figura como o sétimo país mais populoso do mundo, abrigando 203 milhões de habitantes em 2022. Entretanto, projeções apontam para uma redução, estimando que, até 2045, a população atinja 181 milhões. Esse declínio é reflexo da taxa de fecundidade, atualmente em 1,7 filhos por mulher.

À medida que a população diminui, surge uma nova face do desafio: o aumento do consumo alimentar. Esse cenário impõe uma pressão adicional sobre os ecossistemas terrestres e os recursos naturais do país, destacando a urgência de estratégias sustentáveis para preservar nosso ambiente e garantir o bem-estar das futuras gerações.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus