Jorge Fernandes, modernismo e sua relação com a Cidade Alta

Jorge Fernandes, modernismo e sua relação com a Cidade Alta

Compartilhe:

Seu nome completo é Jorge Fernandes de Oliveira, um boêmio que mexeu com sociedade natalense nos anos 20, uma vez que em 1927 lançou o livro “Poemas de Jorge Fernandes”. O que chamou atenção da crítica literária da época foi o fato de romper os padrões estéticos do que se pensava do poema. Sem contar que estudiosos acerca de sua obra, até hoje, tem dificuldade de saber o seu verdadeiro estilo linguístico.

Alguns dizem que é Regionalismo, porém outros falam de Modernismo. Tem vários porquês acerca desta questão, pois algumas de suas obras crítica a situação urbana e outras ressalta o lado interiorano do sertão norte-riograndense.

E falar da industrialização e a modernização não era ao acaso, visto que trabalhou como operário em sua pobre juventude da rua Santo Antônio. A mesma rua onde fica a tradicional Igreja do Galo, no qual teve que abandonar cedo os estudos para começar a sobreviver.

Somente uma única publicação

Sim, foi apenas uma publicação que o Jorge Fernandes lançou, que depois ficou distribuindo o seu trabalho por meio de periódicos. Se ele tivesse vivido no século XXI, provavelmente, faria um fanzine e se identificaria com os nascidos dos anos 80 e 90, apesar de que tenha falecido em 1953.

Mas, foi apensas por causa deste livro que recebeu o reconhecimento de Luís da Câmara Cascudo. Também conheceu o Mário de Andrade, quando o mesmo esteve por Natal.

Alguns periódicos que participou foi a revista “A Cigarra” e “Terra Roxa e Outras Terras”. Ainda mais realizou muitas peças teatrais, como “Pelas Grades”, “Anti Cristo”, “Céu Aberto”, “Já Teve” e dentre outras.

Sua relação com o Café Majestic

Quando se pensa em Jorge Fernandes rapidamente vem em nossa mente o tradicional Café Majestic, que ficara no cruzamento da Rua Ulisses Caldas com a Vigário Bartolomeu, que após vários sócios o espaço foi administrado pelo Jorge juntamente com Deolindo Lima, Barôncio Guerra, Aurélio Flávio e Pedro Lagreca.

Você pode ler também:  NVDA, um jogo potiguar para decidir a vida de um estudante

Lá, o espaço recebia escritores, saraus, poetas e todo tipo de debate relacionado à literatura que ia até as primeiras horas da manhã. Hoje, o Café Majestic se tornou, no entanto, o estacionamento dos carros oficiais da Prefeitura do Natal.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí