Brechando/Cidades / E o ambulatório do Severino Lopes tem nome do Ministro de Temer?

E o ambulatório do Severino Lopes tem nome do Ministro de Temer?

Severino Lopes

O Hospital Psiquiátrico Severino Lopes cria ambulatório aos pacientes adictos e com transtornos mentais, vamos explicar a origem do nome. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Já ouviu falar do Hospital Severino Lopes? Nos últimos anos as atividades públicas em volta a saúde mental não foi suficientes para atender a demanda. Além disso, a luta antimanicomial ainda segue para que hospitais psiquiátricos tenham o atendimento mais humanizado. Durante o período do governo de Michel Temer, ele assinou um decreto que determinava cortes em alguns programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

E, mesmo assim, o Hospital Severino Lopes, antiga Casa de Saúde e referência em psiquiatria, inaugurou o ambulatório para adictos, em parceria com a Prefeitura do Natal, sob o nome de “Ambulatório Ministro Ricardo Barros”. A foto acima foi do jornalista Alex de Souza e resolvi compartilhar no site.

Foi um período em que as entidades do movimento sanitário, como a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), se manifestaram publicamente em várias ocasiões contra propostas e programas apresentados pelo governo federal para o Sistema Único de Saúde (SUS). Medidas como a revisão da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a revisão da Política Nacional sobre Drogas por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), a criação do Programa Nacional de Formação Técnica para Agentes de Saúde (Profags), a proposta de planos populares de saúde defendida pelo então ministro Ricardo Barros,

disse o site da Fiocruz

Quando foi inauguração o Ambulatório Ricardo Barros

Em 2022, o Hospital Severino Lopes passou a ser credenciado pelo Centro de Referência em Dependência Química (Ceredeq). Como resultado, surgiu um ambulatório para o tratamento de pessoas com transtornos mentais e dependência química. O nome foi uma homenagem ao criador da nova Política Nacional de Saúde Mental, que foi bastante criticada pela Fiocruz, como mencionamos acima.

O hospital de Natal conta com 240 leitos de internação psiquiátrica, sendo 100 para o cuidado de pacientes com dependência química. Tem, ainda, outros 50 leitos clínicos. Com a inauguração do Ambulatório de Saúde Mental e Dependência Química, que recebeu o nome de Ambulatório Ministro Ricardo Barros, a instituição amplia a capacidade assistencial.

Além do Complexo de Saúde Professor Severino Lopes, outras duas instituições receberam o credenciamento do Ministério da Cidadania como Centros de Referência em Dependência Química (Ceredeq): o Hospital Psiquiátrico de Maringá (PR) e o Hospital Psiquiátrico Francisca Júlia, em São José dos Campos (SP).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus