Brechando/brechadas / Voulez vous sortir au cinéma? Festival Varillux voltou

Voulez vous sortir au cinéma? Festival Varillux voltou

Festival Varillux

Eu sei que estamos encastelados em “nôtre chateau” por conta da Covid-19. Mas, o Festival Varillux voltou. A rima foi, no entanto, proposital. E, sua avant-premiére aconteceu na terça-feira (23), com a presença de 100 jornalistas e comunicadores, professores e produtores de cinema. Alguns até voltaram ao Cinépolis do Natal Shopping, local do festival, para…

Compartilhe:

Eu sei que estamos encastelados em “nôtre chateau” por conta da Covid-19. Mas, o Festival Varillux voltou. A rima foi, no entanto, proposital. E, sua avant-premiére aconteceu na terça-feira (23), com a presença de 100 jornalistas e comunicadores, professores e produtores de cinema. Alguns até voltaram ao Cinépolis do Natal Shopping, local do festival, para a primeira vez após muito tempo em casa.

Além disso, vou compartilhar este momento, portanto, a seguir.

Primeiramente, música francesa

A magia do cinema tinha que voltar aos poucos. Afinal, o pessoal precisava se animar, uma vez que é uma experiência diferente e filmes franceses sempre estão em cartazes nas famosas “sessões de arte”. Como resultado, a Varillux chamou o francês Thomas Jacob, que mora em Pipa, com a finalidade de cantar clássicos da música francesa, o Charles Aznavour e Jacques Brel. Você não pode lembrar, mas eles ficaram famosos no Brasil.

Além disso, os dois eram uma espécie de Roberto Carlos e Frank Sinatra da França, respectivamente e com músicas românticas, comprovando o romantismo do país. Brel é conhecido pela “Ne me quites pas“, muito comum em trilhas sonoras da novela da Globo. Já o Aznavour tem muitas canções que são hits, mas “Sur Ma Vie” está no topo da playlist das páginas brasileiras que falam sobre música francesa.

Em segundo lugar, o très important: o filme

O filme exibido na pré-estreia foi o “Delicioso: da Cozinha para o mundo”, uma comédia dirigida por Eric Besnard. Ainda mais conta um pouco dos primórdios da culinária francesa, bem como a criação do primeiro restaurante do país, antes da revolução francesa. A foto acima quem registrou foi a jornalista Ulyana Lima, que também está na assessoria do festival na cidade.

Voltando a falar sobre a exibição, e mais importante, é que ele está na programação do evento e a galera amou o que viu. A jornalista Cinthia Lopes, por exemplo, postou no Instagram, a seguinte frase:

https://www.instagram.com/p/CWqAwxxLxAW/

Foi emocionante voltar a sala de cinema depois de quase dois anos de pandemia. Melhor, em um festival de filmes selecionados e uma plateia com quem podemos trocar um papo no final da sessão.

Já o diretor do Set Cenas, Daniel Hetzel, comentou que a volta do Festival Varillux é uma demonstração de que o cinema ainda está vivo apesar da pandemia. O site é conhecido por reunir os variados cinéfilos de Natal e por fazer resenhas dos mais diversos filmes.

“Celebraremos nesta edição a carreira de Jean Paul Belmondo, um verdadeiro monumento da França, falecida este ano, além de um catálogo incrível de novos filmes. Nada mais Nada mais figurativo para o momento pós pandêmico e de resistência que vivemos”, frisa o diretor do Setcenas e apoiador do evento em Natal, Daniel Hetzel.

Programação do Festival Varillux 2021

Chegou o momento mais esperado do ano pelos natalenses amantes do cinema e da cultura francesa. O Festival Varilux de Cinema Francês, maior evento do mundo dedicado à cinematografia do país, fora da França, começa amanhã (25), simultaneamente em diversas cidades do Brasil. Serão projetados 17 filmes inéditos e dois clássicos, que poderão ser assistidos até o dia 8 de dezembro. Realizado pela distribuidora Bonfilm, na capital potiguar com o apoio da Aliança Francesa de Natal, o evento acontecerá no Cinépolis do Natal Shopping.

“Além dos admiradores das produções francesas, o festival, ao longo desses 12 anos, conquistou também o espectador comum, interessado na diversidade cultural. É um evento rico que se integra ao calendário cultural da cidade e para nós da Aliança Francesa é um enorme prazer apoiar esse tipo de iniciativa” frisa o presidente da Aliança Francesa de Natal, Eduardo Gurgel.

A programação conta com filmes para todos os gostos: diversas comédias, dramas, romance, animação e produções premiadas como a comédia dramática “Adeus, idiotas”, de Albert Duponte, que ganhou sete prêmios César. Também terá o documentário do festival (o único do gênero na programação), “Nosso Planeta, Nosso Legado”, do diretor Yann Arthus-Bertrand.

O diretor François Ozon traz sua mais nova obra, “Está Tudo Bem”, que integrou a seleção oficial da última edição de Cannes.  Por fim, também integram a programação do Festival Varilux dois clássicos: As Coisas da Vida”, de 1970, de Claude Sautet, com a Romy Schneider e Michel Piccoli, nos papéis principais, e “O Magnífico”, de 1973, dirigido por Philippe de Broca, com Jean Paul Belmondo, visto que é o grande homenageado nessa 12ª edição do Festival. Uma ótima oportunidade de rever na tela de cinema dois grandes sucessos de bilheteria da década de 70.

 

Clique aqui para ver, portanto, a programação completa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon