Brechando/Curiosidades / Guararapes e as empresas com nomes de guerra

Guararapes e as empresas com nomes de guerra

Guararapes

O Grupo Guararapes Confecções é um grupo empresarial brasileiro, mais precisamente do Rio Grande do Norte, e é considerado o maior da América Latina no ramo têxtil e de confecção de roupas. Tudo começou em 1947, quando Nevaldo Rocha cria a loja de roupas A Capital em Natal. Oito anos depois, ele funda a fábrica…

Compartilhe:

O Grupo Guararapes Confecções é um grupo empresarial brasileiro, mais precisamente do Rio Grande do Norte, e é considerado o maior da América Latina no ramo têxtil e de confecção de roupas. Tudo começou em 1947, quando Nevaldo Rocha cria a loja de roupas A Capital em Natal. Oito anos depois, ele funda a fábrica Guararapes no Recife e depois a transfere para a capital do RN. Em 1979, o grupo comprou a rede Lojas Riachuelo, assim, expandindo-se para o mercado do comércio e varejo.

E no ano de 2005, em Natal, eles criam o shopping Midway, o maior da cidade. Mas, o que Guararapes, Midway e Riachuelo têm em comum? Todos os nomes foram baseadas em três guerras que vamos explicar a seguir:

Guararapes

Morro do Guararapes, onde aconteceu a briga entre Portugal x Holanda

Foi a batalha que expulsou os holandeses no Brasil, que na época era uma colônia portuguesa. Por causa da cana de açúcar, a Holanda invadiu o Nordeste brasileiro, principalmente Pernambuco, onde eles desenvolveram bastante na região. Eles também pisaram no Rio Grande do Norte, onde surgiu os Mártires de Uruaçu e Cunhaú.

A Batalha de Guararapes foi uma batalha travada em dois confrontos — primeiro em 18 e 19 de abril de 1648 e depois em 19 de fevereiro de 1649 — entre o Exército da Holanda e os defensores do Império Português no Morro dos Guararapes na então Capitania de Pernambuco.

A dupla vitória portuguesa nos montes Guararapes é considerada o episódio decisivo da Insurreição Pernambucana, que pôs fim às invasões holandesas no Brasil e ao chamado “Brasil Holandês” no século XVII. A assinatura da capitulação neerlandesa deu-se em 1654, no Recife, de onde partiram os últimos navios batavos em direção à Europa.

A data do primeiro confronto, 19 de abril de 1648, no qual a tropa portuguesa era formada majoritariamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios) com o objetivo comum de expulsar o invasor estrangeiro, é considerada o início da construção da nacionalidade brasileira, e foi adotada oficialmente como o dia do surgimento do Exército Brasileiro.

Riachuelo

Batalha do Riachuelo travou-se a 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraná, na província de Corrientes, na Argentina. Essa é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870), que deixou o Exército Brasileiro poderoso e ajudou a influenciar no fim do Império Brasileiro, dando início a República.

Em jogo estava o poder sobre o rio, que era o acesso do Paraguai ao mar. Foi uma luta de quatro horas, que encheu o rio de fumaça, sangue, barulho de canhões, tiros e gritos. Os primeiros navios que debandaram foram os paraguaios. A saída fluvial para o mundo estava perdida. Após o embate no rio, havia tanta fumaça vinda dos canhões e da chaminé dos barcos que mal se viam os navios em guerra. Cortando o nevoeiro negro, duas fragatas brasileiras, atingidas pelos canhões paraguaios, rumaram para os bancos de areia na tentativa desesperada de encalhar para não afundar.

Outro barco teve o leme despedaçado e abrigou uma luta de espadas, baionetas e fuzis que deixariam mais de 200 mortos. Por toda aquela curva do rio Paraná, em frente à foz do riacho de Riachuelo, ainda ouviam-se explosões, berros e sobretudo o zumbido dos quase 6 mil fuzis em ação.

A Batalha de Ricahuelo fora planejada pelos paraguaios como um ataque de surpresa. Porém, o plano não deu certo, uma vez que os  brasileiros avistaram as embarcações paraguaias se aproximando.

Midway

Batalha de Midway aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma batalha aeronaval travada em junho de 1942 no Oceano Pacífico entre as forças dos Estados Unidos e Japão, seis meses depois do ataque japonês a Pearl Harbor, que marcou o início da Guerra do Pacífico e a entrada dos EUA ao combate Aliados x Eixo. O resultado da batalha foi uma decisiva e crucial vitória para os norte-americanos, lembrada como o mais importante confronto naval da Segunda Guerra, marcando o ponto de virada no conflito e causando aos japoneses a perda de quatro porta-aviões e dois cruzadores de sua frota, além de duzentos pilotos navais, na frustrada tentativa de invadir e ocupar o atol de Midway.

Gostou dessa curiosidade?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus