Brechando/Cidades / [INFOGRÁFICO] Onde estão os equipamentos culturais ?

[INFOGRÁFICO] Onde estão os equipamentos culturais ?

Recentemente uma pesquisa do Comitê de Gestor da Internet (CGI), lançada neste ano e desenvolvida em 2018, discutiu sobre a existência dos equipamentos culturais e como se organizam. Esse termo designa organizações culturais das mais diversas tipologias de atividades culturais. Lá, eles mapearam a quantidade de equipamentos e como utilizam a internet para se comunicar.…

Compartilhe:

Recentemente uma pesquisa do Comitê de Gestor da Internet (CGI), lançada neste ano e desenvolvida em 2018, discutiu sobre a existência dos equipamentos culturais e como se organizam. Esse termo designa organizações culturais das mais diversas tipologias de atividades culturais. Lá, eles mapearam a quantidade de equipamentos e como utilizam a internet para se comunicar. E, aonde elas estão ? Quem administra? Quais são os prédios tombados ? Por isso, o Brechando montou um infográfico com todas essas informações.

Lembrando que até 2030, a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou que os países, como o Brasil, deveriam fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

Afinal, o que são equipamentos culturais?

Os equipamentos culturais são espaços que têm uma função fundamental para que exista a interação entre a as diversas manifestações culturais e o público, dentre os espaços mais utilizados para a realização de distintas ações culturais são, segundo o Ministério da Cultura, (2009): Cinema, Vídeolocadora (sim, elas ainda existem e o Brechandovisitou uma), Loja de discos, CD/DVD, Biblioteca pública, Livraria, Museu, Teatro, Centro cultural e Oficinas culturais.

São nestes espaços que expressões culturais, muitas vezes são desenvolvidas de forma coletiva, se apresentam.

Embora, a pesquisa não divida os estados em Natal reflete o que foi resgatado na pesquisa, visto que boa parte dos equipamentos culturais são museus, prédios históricos e que boa parte do patrimônio foi tombado após o anos 80.

Confira o Infográfico a seguir

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus