Brechando/Utilidade Pública / 10 motivos para preservar a Floresta Amazônica

10 motivos para preservar a Floresta Amazônica

Dia 05 de setembro é o Dia da Amazônia, mas resolvemos antecipar as atividades. Recentemente, a Presidência da República, após fortes retaliações, revogou o Decreto para liberar a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Seus Associados), uma área com alto potencial de ouro e outros metais preciosos que fica entre o Pará e o Amapá…

Compartilhe:

Dia 05 de setembro é o Dia da Amazônia, mas resolvemos antecipar as atividades. Recentemente, a Presidência da República, após fortes retaliações, revogou o Decreto para liberar a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Seus Associados), uma área com alto potencial de ouro e outros metais preciosos que fica entre o Pará e o Amapá com 46.450 quilômetros quadrados, pouco maior que a Dinamarca para as grandes empresas de minério.

O decreto que a criou, em 1984, no final da ditadura militar, determinava que somente a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), uma empresa pública pertencente ao Ministério de Minas e Energia, podia fazer pesquisa geológica para avaliar as ocorrências de minérios na área. A expectativa era que grandes empresas se interessem em explorar o potencial da área. Para ambientalistas e especialistas, no entanto, a medida ameaça as duas reservas indígenas, um parque nacional, uma floresta nacional e uma estadual e quatro reservas ecológicas que compõem a área total da Renca.

Após uma campanha de preservação da floresta, liderada por diversos artistas, o Decreto foi revogado. Mas, por que medidas exploratórias contra a Floresta Amazônica é grave ?

Você sabia que o Brasil é o 4º maior emissor de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento global, principalmente porque desmatamos muito ? Intensificando a partir de projetos que estimulam a exploração de recursos dentro da Floresta Amazônica aumentará cada vez mais. Além disso, 61% das nossas emissões vêm do desmatamento e queima de florestas nativas.

Veja aqui 10 motivos para preservar a Floresta.

1) A Floresta Amazônia ocupa metade do Brasil e abriga 2/3 de todo o remanescente florestal brasileiro atual.

A Floresta Amazônica possui 2500 tipos de árvores e mais de 30 mil tipos de plantas. Além disso, ela é perene, ou seja, permanece verde durante todo o ano, não perdendo as suas folhas no outono. Apresenta uma densidade elevada, o que é propício ao grande número de árvores por m². Costuma-se classificar essa floresta conforme a proximidade dos cursos d’água. Dessa forma, existem três subtipos principais: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.

2) O Brasil detém 12% das reservas hídricas do planeta.

Dentre as reservas hídricas se destaca o Rio Amazonas, com 6 992,06 km de comprimento e mais de mil afluentes, sendo que alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japurá, estão entre os 10 maiores rios do planeta.

3) A expansão pecuária na Amazônia é, sozinha, responsável por 5% das emissões de gases-estufa em todo o mundo.

4) Perderemos 45% da Caatinga e 48% do cerrado, intensificando o processo de desertificação.

O processo de desertificação pode ser resultado de atividades humanas ou de fatores naturais. A desertificação é caracterizada como o processo de degradação da terra nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes das atividades humanas ou de fatores naturais. Na região Nordeste do Brasil, estima-se que cerca de 230 mil km² já estejam desertificados, uma área superior à do estado do Ceará. Ocasionando o empobrecimento dos solos e as rigorosas secas.

5) Cerca de 15% das espécies de plantas e animais estão localizadas na Amazônia.

6) As florestas tropicais ainda ajudam a equilibrar o clima, sendo que absorve o dióxido de carbono (também conhecido como gás carbônico) da atmosfera.

Por isso que muitos especialistas a chamam de “Pulmão do Mundo”.

7) Mudanças climáticas impactam diretamente as cidades brasileiras, como as grandes enchentes.

8) Prejudica a agricultura familiar.

9) 60% da vegetação nativa do Brasil está contida nas reservas legais da Floresta Amazônica.

10) Já perdemos cerca de 20% da Amazônia, o limite estabelecido pela lei.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus