Brechando/Artistas Potiguares / Sandoval Wanderley: quem é?

Sandoval Wanderley: quem é?

Sandoval Wanderley

Hoje, vamos contar a história de Sandoval Wanderley, político e dramaturgo que hoje é nome de um famoso teatro no bairro do Alecrim.

Compartilhe:

Hoje, vamos contar a história de Sandoval Wanderley, político e dramaturgo que hoje é nome de um famoso teatro no bairro do Alecrim.

Recentemente, o Teatro Sandoval Wanderley foi reinaugurado. Além das polêmicas sobre a sua administração, a Prefeitura terceirizou o serviço ao Sesc, dividindo a opinião dos artistas.

Em junho de 2024, o teatro considerou como Patrimônio Material de Natal, reconhecendo sua importância histórica e cultural para a cidade. Em 2017, obteve o reconhecimento do teatro como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.

No entanto, poucas pessoas sabem quem é Sandoval. Logo, hoje, vamos contar a sua história.

Sua biografia

Nascido em 27 de setembro de 1893 em Assu, Sandoval destacou-se como poeta, jornalista, escritor, ator, dramaturgo, diretor de teatro e político. Ao longo de sua vida, fundou e dirigiu diversos jornais e grupos teatrais, consolidando-se como uma figura central na cultura potiguar.

Sandoval Wanderley, nascido em Assu em 1893, deixou um legado marcante na política e na cultura do Rio Grande do Norte. Mudou-se para Natal em 1905 e, aos poucos, destacou-se como jornalista, fundando jornais como A Avenida e O Combate. O mesmo era opositor do Estado e exilando-se na Paraíba, mas retornou ao estado durante a Revolução de 1930.

Na política, foi deputado estadual (1934-1937) e vereador em Natal (1948). Entretanto, foi no teatro que encontrou sua maior expressão. Fundou o Conjunto Teatral Potiguar e o Teatro de Amadores de Natal (TAN), deixando 31 peças escritas. Obras como Binidito e Padre Miguelinho consolidaram seu nome como dramaturgo.

Após a sua morte 

Em 1972, foi inaugurado em Natal o Teatro Municipal, mudou posteriormente o nome para Teatro Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim. O teatro tinha o objetivo de democratizar o acesso à cultura, especialmente para as camadas populares, o que lhe rendeu o apelido de “Teatrinho do Povo“.

Após um período de fechamento que se estendeu por 14 anos, desde 2009, o Teatro Sandoval Wanderley passou por um processo de requalificação iniciado no final de 2022.

As obras, orçadas em cerca de R$ 6 milhões, visaram modernizar e adaptar o espaço às normas contemporâneas de acessibilidade e segurança, preservando, contudo, características históricas, como a fachada original e o formato de arena com capacidade para aproximadamente 150 espectadores.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus