No próximo domingo (23) vai acontecer a oficina “É mandinga, é manha, é malícia” sobre a cultura da Capoeira Angola aberta ao público. A atividade, do grupo Egbé Capoeira Angola, é para todas as idades e começa a partir das 9h até às 17h no Ginásio Miguel Carrilho, no distrito litoral de Pium, na cidade de Parnamirim. O evento é gratuito para crianças e adolescentes.
O objetivo da atividade é promover a valorização da arte e cultura afro-brasileira, acessibilizando o conhecimento sobre a Capoeira – arte reconhecida como Patrimônio Imaterial da UNESCO -, formar nos jovens participantes do projeto a consciência da solidariedade, da resistência, do orgulho e da valorização do/para/com o povo negro no Brasil, e fortalecer sua memória e seus valores agregados.
As inscrições podem ser feitos no link abaixo ou pessoalmente no evento:
https://forms.gle/rVGKo16Rig1sTde67.
Sob a mediação de Mieli Mendes e o seu grupo Egbé, o curso oferecerá aulas de movimentação corporal e musicalidade da Capoeira Angola, além de propor uma roda de conversa sobre a importância e relevância político-social da Capoeira e a força de sua espiritualidade ancestral. A oficina é gratuita para crianças até 10 anos, assim como para adolescentes e jovens residentes na comunidade do Lago Azul, Nísia Floresta e Pium.
Para outros grupos, o investimento da atividade é de R$ 50 com almoço vegetariano e R$ 40 sem a refeição.
O que é Egbé?
Egbé, que na língua yorubá significa comunidade, é um coletivo de Capoeira Angola fundado em 2007 no Rio Grande do Norte. Promovendo estudos, práticas, vivências e a difusão de Capoeira Angola no estado, o grupo se faz presente em ações como oficinas lúdico-educativas, palestras, interferências de sensibilizações em centros comunitários, campanhas educativas acerca de relações étnicos raciais nas escolas, assessoria profissional a pequenos grupos sócio-culturais em comunidades quilombolas, aldeias indígenas, comunidades pesqueiras e periferias urbanas na busca da melhoria de qualidade
de vida e prevenção de violências institucionalizadas.
Programação
8:30h: Recepção e Café de Boas Vindas.
9h – 11h30: Movimento corporal com Mieli Mendes, Paulinho, Louise e Guiné.
11h40 – 13h: Almoço Vegetariano.
13h30 – 15h: Aula de Musicalidade com Mieli, Paulinho e Túlio.
15h – 16h: Roda de Conversa “O Sagrado ancestral nas culturas de resistência”, com Babalorixá Adolfo Ramos, de Ogum do Ilé Àṣẹ Ògún Bíọlà.
17h: Roda de Capoeira.
Deixe um comentário